Cristo, vencedor do mal

Terça-feira da 22ª Semana do Tempo Comum

3 de setembro

São Gregório Magno (Papa) - Memória

 

1Cor 2,10-16

Sl 144(145)

Lc 4,31-37

 

Por Pe. Geraldo Martins

Falando aos Coríntios, São Paulo  adverte que a ciência jamais substitui a fé no conhecimento de Deus. Quem dispensa a fé, é incapaz de fazer a experiência de Deus em toda sua profundidade e verdade. Por isso, o apóstolo vai insistir que o espírito do homem revela as coisas humanas, mas só o Espírito de Deus é capaz de mostrar as profundezas de Deus.

Devemos, então, nos perguntar: por qual espírito nos deixamos conduzir – o do ser humano ou o de Deus? O ser humano espiritual de que fala  São Paulo é aquele “que tem em si a habitação de Deus”, de tal forma que “ninguém pode conhecer a Deus e seu mistério de salvação, se não tiver o ‘Espírito de Deus’” (Missal Cotidiano). Quem se deixa conduzir unicamente pela ciência – chamado pelo apóstolo de ‘homem psíquico’ – “fica no nível de suas capacidades naturais” e “não aceita o que é do Espírito de Deus” (1Cor 2,14).

No evangelho, Jesus fascina e atrai pelo conteúdo de seu ensinamento. Ele fala com autoridade, reconhecem seus interlocutores. Essa autoridade brota de seu testemunho, da coerência entre o que diz e o que faz. À palavra segue a ação que liberta e salva, superando leis e normas que constituem muro para a vida nova que Ele trouxe. Assim, nem mesmo a lei do sábado o impede de mostrar sua força e curar uma pessoa dominada pelo espírito impuro (cf. Lc 4,35).

A palavra de Jesus tem força para dominar tudo o que é mal – “cala-te e sai dele” (Lc 4,35). Trata-se de um exorcismo que “não é um gesto de magia, mas anúncio da boa notícia. O mal do ser humano pode ser vencido” (O Pão Nosso de Cada Dia – 2022). Isso nos faz pensar que o ser humano é presa fácil do mal que o aprisiona e o domina. Somente o “santo de Deus” pode libertar o ser humano dos espíritos impuros que o escravizam, “devolvendo o ser humano a si mesmo e a Deus, de quem é imagem” (O Pão Nosso de Cada Dia – 2022).

Ó Cristo, dá-nos teu Espírito a fim de que nos deixemos guiar somente por sua luz e sabedoria. Liberta-nos de todo espírito impuro que nos aprisiona e nos tira a vida. Faz-nos viver de tua graça e de teu amor. Amém!

Comentários

  1. Senhor, que possamos sempre buscar sua Palavra que liberta e salva e não a palavra que domina, escraviza e mata.Assim seja!

    ResponderExcluir
  2. Leitura da primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
    Nenhum ser humano possui sabedoria suficiente a ponto de deixar Deus de lado pois só com Espírito de Deus pode tornar-se verdadeiramente completo em seu desenvolvimento.

    Jesus é o entre "santo de Deus", que intervém no poder do mal e o expulsa para longe, fazendo ser humano viver dignamente sua filiação divina.

    Senhor, envia o teu Santo Espírito para nos guiar somente pela sua sabedoria. Nós liberta de todo o espírito impuro que nos aprisiona, nos faz viver da tua graça do teu amor da tua liberdade. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor ensina-nos a buscar em.primeiro lugar Tua palavra, que é Luz para os nossos caminhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário