Dar testemunho de Cristo

Segunda-feira da 6ª Semana da Páscoa

26 de maio de 2025

São Filipe Neri – Memória

 

Leituras:

At 16,11-15

Sl 149,1-2.3-4.5-6a e 9b (R. 4a)

Jo 15,26-16,4a

(Acesse aqui)


Por Pe. Geraldo Martins 

No contexto de sua despedida, Jesus prepara os apóstolos para o sofrimento que enfrentarão na missão de anunciá-lo ao mundo. Garante-lhes que não estarão sozinhos e que lhes enviará um Defensor que os acompanhará. Jesus refere-se ao Espírito Santo que Ele, juntamente com o Pai, enviará aos discípulos.

O Espírito Santo é o espírito da verdade cuja missão é dar testemunho de Jesus (Jo 15,26). Quem o recebe está pronto para anunciar o Reino e obtém a força para vencer a perseguição patrocinada pelos que não têm a luz da verdade. O discípulo, portanto, faz o mesmo caminho do Mestre que enfrentou a cruz para salvar o mundo.

Como se dá, hoje, a perseguição aos que se comprometem com o Reino de justiça e de amor anunciado por Jesus? Comecemos olhando para nós mesmos e descobriremos que ela se dá, velada ou explicitamente, de várias maneiras. Pode ser uma simples crítica que, às vezes, nos leva ao desânimo ou mesmo uma ação mais violenta que tenta nos intimidar em nossa missão. Isso ocorre, sobretudo, quando nos colocamos na defesa dos direitos humanos, da justiça e da verdade.

Preparemo-nos para acolher o Defensor que o Cristo nos enviará. Assistidos por ele, sejamos conduzidos por sua sabedoria que nos enche de coragem para enfrentar os que, rejeitando o Evangelho, perseguem e ameaçam os discípulos de Cristo, especialmente aqueles que se colocam ao lado dos pobres e marginalizados.

Ó Espírito Santo, vem habitar nosso coração! Dá-nos tua força e coragem que nos fazem vencer os inimigos que tentam nos intimidar na luta por um mundo novo! Amém!

Comentários

  1. Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    A pregação do apóstolo é acompanhada da graça. Assim, o Senhor abre o coração do fiel para que aceite as palavras de fé. Abrindo nossa alma a força do Espírito Santo, ouvimos e acolhemos firmemente a palavra do senhor que por isso ela produz abundantes frutos em nós.

    O Espírito da Verdade, que procede do Pai, dará testemunho de mim.
    Ser perseguido por causa de Jesus significa assemelhar-se a sua missão; e o Espírito de Deus testemunha a favor de Jesus e daqueles que o anunciam.

    Senhor, envia o teu
    Santo Espírito para habitar em nosso coração! E nos livra de todo o medo, nos dando a tua fortaleza e coragem para vencer os inimigos. Amém

    ResponderExcluir
  2. Preparemo-nos para acolher o Defensor que o Cristo nos enviará. Assistidos por ele, sejamos conduzidos por sua sabedoria que nos enche de coragem para enfrentar os que, rejeitando o Evangelho, perseguem e ameaçam os discípulos de Cristo, especialmente aqueles que se colocam ao lado dos pobres e marginalizados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário