Exemplo de missionário

Terça-feira da 10ª Semana do Tempo Comum

11 de junho

São Barnabé, apóstolo – Memória

 

Leituras:

At 11,21b-26.13,1-3

Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 2a)

Mt 10,7-13

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Celebramos, hoje, a memória de São Barnabé, considerado apóstolo, embora não tenha feito parte do grupo dos Doze, formado por Jesus. Nascido em Chipre, seu nome era José, apelidado de Barnabé, que significa “filho da consolação”, conforme relata Lucas (At 4,36), que registra também no mesmo versículo: “ele possuía um campo, vendeu-o, levou o dinheiro e o pôs aos pés dos apóstolos”.

Muito querido na comunidade, ajudou Paulo em sua missão junto aos pagãos e animou a Igreja de Antioquia, como vimos na primeira leitura desta liturgia (At 11,22). É interessante observar como Barnabé é respeitoso com a comunidade e soube reconhecer a ação do Espírito Santo na evangelização: “ele viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração” (At 11,23).

Como falta esse bom senso a muitos que, na missão, querem logo colocar sua maneira de fazer as coisas, não reconhecendo o modo como a comunidade se organiza e vive o evangelho. É muito triste quando o evangelizador desconsidera a organização da comunidade, sua história, sua caminhada e impõe direções contrárias ao que a comunidade vive. E, infelizmente, isso acontece.

Ao buscar Paulo para auxiliá-lo na missão, Barnabé dá outro exemplo que é o de trabalhar em conjunto. Sempre que nos abrimos à colaboração do outro, a missão enriquece e os frutos se tornam mais abundantes.

Anunciar que o Reino chegou, como ordena Jesus (Mt 10,7), significa cuidar da vida de quem a tem ameaçada, viver a gratuidade, ser desapegado e dar testemunho da pobreza evangélica, saber discernir as situações e circunstâncias, contentar-se com o que lhe for oferecido (cf. Mt 10,8-13). Certamente, Barnabé seguiu com fidelidade essas recomendações, por isso, foi reconhecido como “um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11,24), um missionário autêntico!

Senhor Jesus, dá-nos o mesmo espirito de teu apóstolo Barnabé a fim de que assumamos com alegria nossa missão de evangelizar, anunciando com todo vigor que o Reino de Deus está próximo. Amém!

Outra reflexão pode ser lida aqui

Nossas orações pelo aniversariante do dia

Natalício
Pe. Geraldo Pio - capelão militar

Comentários

  1. Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé foi companheiro de São Paulo em suas viagens missionárias.
    Todos os que levam a sério sua fidelidade e dedicação na missão são capazes de realizar grandes coisas, como foi o apóstolo Barnabé.

    O anúncio do Evangelho exige disponibilidade e gratuidade de quem anuncia e de quem acolhe a palavra anunciada. Daí é que nascem os frutos do Reino.
    A dinâmica divina mostra que é Deus quem toma iniciativa. Por isso, "de graça recebemos e de graça devemos dar".


    Senhor, dai-nos o mesmo espírito do teu apóstolo Barnabé que sejamos verdadeiramente missionários, profetas e servidores do Reino, amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor, como Barnabé quero esforçar-me para viver elevar sua palavra que ajuda a construir o seu Reino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário