14 de
maio
São Matias,
Apóstolo – Festa
Leituras:
At
1,15-17.20-26
Sl
112(113),1-2.3-4.5-6.7-8
Jo
15,9-17
Por Pe. Geraldo Martins
Duas lições podemos tirar desse texto. A primeira é a participação da comunidade na escolha do novo apóstolo. A atitude de Pedro nos faz pensar, então, em como devemos valorizar a comunidade que deve se organizar de forma a ser cada vez mais sinodal. A esse respeito, escreve São João Crisóstomo: “Mas Pedro não tinha autoridade para escolher por si só? É claro que tinha. Mas, absteve-se, para não demonstrar favoritismo”. Um exemplo para tantas lideranças que centralizam tudo em si como se não confiassem no discernimento da comunidade.
A outra lição é que os apóstolos rezam pedindo que a escolha seja do próprio Deus: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolhestes”. Confiar-se ao Senhor quando se está para tomar uma decisão é reconhecer que só nele encontramos o caminho certo, porque só Ele conhece os corações. Rezamos concentradamente antes de fazer nossas escolhas?
Para exercer o apostolado é necessário permanecer no amor de Cristo, como lembra São João. Isso ocorre quando guardamos seus mandamentos e amamos a nossos irmãos e irmãs como o próprio Cristo nos amou. “Amar como Jesus ama significa pôr-se ao serviço, ao serviço dos irmãos, tal como Ele o fez ao lavar os pés dos discípulos. Significa também sair de si mesmo, desapegar-se das próprias seguranças humanas, das comodidades mundanas, para se abrir aos outros, especialmente aos mais necessitados” (Papa Francisco, 9.5.2021). Temos amado assim?
Senhor, ajuda-nos a permanecer no amor de Cristo, servindo com alegria a nossos irmãos e irmãs, a fim de que nos tornemos discípulos e discípulas de teu Filho. Amém!
Amém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirLeitura dos Atos dos Apóstolos.
ResponderExcluirMatias foi escolhido para compor o colégio dos Apóstolos, mas ele já tinha aprendido muito deles: "há homens que nos acompanharam durante todo o tempo".
Antes de tudo e em primeiro lugar, fomos amados por Cristo fui eu quem vos escolhi". E aceitando essa escolha, somos também transformado em seu amor.
A escolha do apóstolo é uma lição divina: "Não foste vós que me escolheste, mas fui eu quem vos escolhi".
Senhor, nos ajude a não escolher por favoritismo e por fazer a nossa vontade e sim por Jesus Cristo, dai-nos sabedoria e equilíbrio quando formos excluídos, quando falar pro outro não chamar esse ou aquele ....
Dai-nos força e fé pra continuar na caminhada e nos tornemos discípulos e discípulas de Jesus Cristo. Amém
Amém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluir