A missão do Espírito Santo

Quarta-feira da 6ª Semana da Páscoa

8 de maio

 

Leituras:

At 17,15.22-18,1

Sl 148,1-2.11-12ab.12c-14a.14bcd

Jo 16,12-15

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

A limitação humana nos impede de compreender todos os mistérios de Deus e a verdade do Reino de forma plena. Quantas coisas acontecem em nossa vida e ficamos a nos perguntar sobre seu significado?! Somos limitados e carecemos do auxílio divino para, se não compreender totalmente, pelo menos aceitar, na confiança e na fé, os desígnios de Deus.

A esse dom divino chamamos Espírito Santo, prometido pelo Cristo que, sabendo da limitação de seus discípulos, não lhes disse tudo que o que desejava (Jo 16,12). Caberá ao Espírito Santo, que é o “Espírito da Verdade”, conduzir os discípulos de Cristo à “plena verdade) (Jo 16,13). Sua missão é nos recordar tudo o que Jesus ensinou (Jo 16,14.15).

O Espírito Santo, diz o Papa Francisco, não vai ensinar “doutrinas novas ou especiais”, mas vai nos guiar "nas novas situações com um olhar dirigido a Jesus e, ao mesmo tempo, aberto aos eventos e ao futuro. Ele ajuda-nos a caminhar na história firmemente radicados no Evangelho e também com fidelidade dinâmica às nossas tradições e costumes”. Deixamo-nos guiar pelo Espírito Santo?

Na missão, vemos como o Espírito Santo age em Paulo que, no areópago de Atenas, percebe a religiosidade dos atenienses e se serve disso para anunciar-lhes a ressurreição de Cristo. Paulo nos dá, aqui, uma lição de como inculturar o Evangelho. O areópago torna-se, assim, símbolo dos lugares e circunstâncias que nos desafiam em nossa missão de evangelizar. Haverá os que acolhem e os que rejeitam a Palavra anunciada (At 17,32.34). 

O areópago era o centro da cultura dos atenienses, e hoje, de acordo com São João Paulo II, "pode ser tomado como símbolo dos novos ambientes onde o Evangelho deve ser proclamado” (RMi, 37). Entre esses “areópagos modernos” está “o mundo da comunicação, o empenho pela paz, o desenvolvimento e a libertação dos povos, sobretudo o das minorias; a promoção da mulher e da criança; a proteção da natureza”, além do “vastíssimo areópago da cultura, da pesquisa científica, das relações internacionais” (RMi 37).

Só com o Espírito Santo seremos capazes de anunciar com eficácia o Evangelho nesses modernos areópagos. Incluímos esses areópagos em nossos projetos de evangelização?

Senhor, dá-nos o Espírito da Verdade a fim de que, iluminados por sua luz, vençamos o desafio de evangelizar os novos areópagos de nossos tempos. Amém!

 ____________

Nossa prece pelos aniversariantes do dia

Natalício

Pe. José Miguel (paróquia S. Sebastião – Raul Soares)

Pe. Márcio Evane (paróquia S. Sebastião – Raul Soares)

Pe. Luiz Miguel (Casa do Padre - Barbacena)

Pe. Rodney (paróquia B. Jesus da Cana Verde – Tabuleiro)

 

Ordenação presbiteral

Pe. João Luiz (2021)

Pe. Leonardo Sérgio (2021)

Pe. Lucas Muniz (2021)

Pe. Ronaldo Henrique (2021)

Comentários

  1. Senhor, abençoe nossos queridos Padres sempre. Que seus lhes um vida plena repleta de felicidades.
    Amém🙏

    ResponderExcluir
  2. Deus pai todo poderoso abençoai a todos os padres com muita saúde para continuar sendo o bom pastor a guiar seus rebanhos AMÉM

    ResponderExcluir
  3. Enviai senhor o Espírito Santo sobre nós e assim seremos capazes de anunciar melhor o seu Reino!

    ResponderExcluir
  4. Senhor, dai-nos o teu Santo Espírito para nos ajudar a compreender os desígnios de Deus.
    Nos conduz com o Espírito da Verdade que nos faz recordar tudo que Jesus nos ensinou, e nos ensina para prosseguir a nossa missão.
    Nos guia Senhor e nos faz fiéis, dai-nos a coragem, sabedoria e o equilíbrio pra anunciar nos areópagos do nossos tempos. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário