Ao Pai por Jesus

Sábado da 6ª Semana da Páscoa

11 de maio

 

Leituras:

At 18,23-28

Sl 46(47),2-3.8-9.10

Jo 16,23b-28

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

A oração é essencial na vida de toda pessoa cristã. Mais de uma vez Jesus a recomenda como vemos neste trecho do evangelho de João. Aqui Ele nos ensina que a oração deve se dirigir ao Pai em seu nome – “se pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele a dará a vocês” (Jo 16,23b). Por que o Pai nos atende? Porque nos ama, uma vez que amamos a Cristo (cf. Jo 16,27).

O que devemos pedir a Deus? Aquilo de que temos necessidade para que “nossa alegria seja completa” (Jo 16,24). É preciso, no entanto, discernimento para que não peçamos coisas contrárias à vontade de Deus, lembrados de que “a oração feita em nome de Jesus é oração que nasce de uma intimidade profunda com ele, que nos leva a interpretar e assumir os seus sentimentos, desejos e aspirações. É fazer Jesus rezar dentro de nós” (Missal Cotidiano).

Como tem sido nossa vida de oração? Quais têm sido nossos pedidos? Nossa oração torna completa nossa alegria?

Os Atos dos Apóstolos apresentam-nos o protagonismo dos leigos na evangelização. Em Éfeso, temos a figura de Apolo, homem inteligente e conhecedor das Escrituras, não, porém, de Cristo. Ao escutá-lo na sinagoga, o casal Priscila e Áquila, que acompanha Paulo em sua viagem missionária, impressiona-se com sua sabedoria, percebe seu zelo na pregação e se aproxima dele para “ganhá-lo” para Cristo. Por isso, "com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus” (At 18,26), uma vez que ele já era "instruído no caminho do Senhor" At 18,25). A partir daí, Apolo torna-se vigoroso anunciador de Jesus (At 18,27).

Duas lições, pelo menos, podemos tirar dessa passagem. A primeira vem de Apolo: jamais devemos nos fechar em nossas verdades, mas estar de espirito sempre aberto para acolher a novidade que Deus nos revela. Por sua vez, Priscila e Áquila nos dão a lição de que a acolhida amorosa é o único caminho para ganhar as pessoas para Cristo, reconhecendo e valorizando o dom que cada um tem. Como estas duas lições podem nos ajudar na vivência e no testemunho de nossa fé?

Ó Pai, por meio de teu Filho Jesus, pedimos que não te esqueças de nós. Envia-nos aquilo de que necessitamos para vivermos segundo tua vontade e assumir com perseverança nossa missão de evangelizadores e evangelizadoras. Amém!

Comentários

  1. A oração é essencial na vida de todos cristão.Sem oração, não há evangelização!

    ResponderExcluir
  2. Deus criou para compartilhar conosco sua fidelidade e fazer-nos participantes de sua natureza. Isso significa que Deus criou este mundo pleno de harmoniosas criaturas que o enfeitam.de outra parte, é triste ver rostos sofridos dos Famintos, nos injustiçados, dos que sofrem violência. Por isso, é necessário que o evangelho de Jesus seja anunciado com força, para que todos experimentem e vivam a vida que brotou da ressurreição de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Cristo insiste para que os discípulos roguem ao pai em seu nome, e o pai lhes considerar o que pedem, pois amaram E creram no filho que veio dele.

    Ato dos Apóstolos.
    No início da igreja os leigos foram destinados anunciadores, como Apolo que aprendeu e se empenhou Decididamente em favor do evangelho de Cristo.

    Senhor, não esqueça de nós, envia o teu Santo Espírito para que nos ensina a viver a tua vontade. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário