Como vencer as tribulações

Segunda-feira da 7ª Semana da Páscoa

13 de maio

Nossa Senhora de Fátima – Memória Facultativa

 

Leituras:

At 19,1-8

Sl 67(68),2-3.4-5ac.6-7ab

Jo 16,29-33

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Jesus não ilude nenhum de seus discípulos. Não lhes promete um caminho e uma vida isentos de dificuldades e sofrimentos. Pelo contrário, alerta-os para as provações pelas quais passarão: “No mundo vocês terão tribulações” (Jo 16,33). Ao mesmo tempo, garante que não serão derrotados por essas tribulações se colocarem nele sua fé e confiança. Por isso exorta: “tenham coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16,33).

Com isso Jesus quer dizer que, a seu exemplo, também nós venceremos nossas tribulações e dificuldades. Gosto de rezar sempre aquela oração do Servo de Deus, Dom Luciano, que começa assim: “Senhor, não vos pedimos que nos livreis das provações, mas que nos concedais a força do vosso Espírito para superá-las em bem da Igreja”. É o reconhecimento de que, inevitavelmente, passaremos por tribulações. 

Muitos pensam que, pelo fato de ter fé, estarão isentos de dor, sofrimento, tribulação. Longe disso. É da fé que nos vem a coragem para superá-las. Lembra o Papa Francisco: “Na vida devemos caminhar pelas estradas da tribulação, porque é a lei da vida. Mas devemos recordar-nos sempre naqueles momentos de nos confiar ao Senhor. E ele responde-nos com a paz. De fato o Senhor é Pai que nos ama muito e nunca desilude” (Casa Santa Marta - 05.05.2015).

Nessa luta, a presença do Espírito Santo é fundamental. Ele é a força que nos encoraja diante dos desafios que o mundo nos apresenta. Em Éfeso, após batizar em nome de Cristo os convertidos que tinham apenas o batismo de João, Paulo invoca também sobre eles o Espirito Santo impondo-lhes as mãos (At 19, 5s).

O Espírito Santo é que nos transforma e anima. Dele recebemos os dons que nos capacitam para viver nesse mundo de tanta indiferença, desigualdade e injustiça. É o Espírito Santo que nos inspira, ainda, os caminhos da unidade que deve marcar a vida de todos os cristãos que se congregam em várias Igrejas e denominações. A Ele confiemos nossa vida, nele depositemos nossa esperança.

Ó Pai, aumenta nossa confiança em teu Filho a fim de que não nos falte a coragem diante das tribulações da vida. Guiados pelo Espirito Santo, saibamos discernir os caminhos da vitória que teu Filho nos mereceu com sua ressurreição. Amém!

Nossa prece pelos aniversariantes do dia

Natalício

Pe. Rômulo Gonçalves Rezende

 

Ordenação Presbiteral

Pe. Ildeu da Cruz Sílvio (2017)

Comentários

  1. Senhor, eu creio mas, aumentar a minha fé! Amém🙏

    ResponderExcluir
  2. Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    Os primeiros cristãos tem uma grande experiência da presença e da ação do Espírito Santo em suas vidas, pois é ele quem faz nascer os carismas e dons na igreja.
    Paulo encontrou em Efésios discípulos que tinham recebido apenas o batismo de João. "Não recebeste o Espírito Santo quando abraçaste a fé?"

    Impressiona a atitude amorosa de Jesus que, mesmo sabendo que será abandonado pelos discípulos, continua amá-los e a dirigir-lhes palavras alentadoras.
    É fácil acreditar quando está tudo bem. E quando vier a tribulação? "Tente coragem! Eu venci o mundo!"

    Senhor, aumenta a nossa confiança, a fé em teu Filho a fim de que não nos falte coragem diante das tribulações , envia o teu Santo Espírito pra nos guiar . Amém

    ResponderExcluir
  3. Ó Pai, aumenta nossa confiança diante de teu Filho, para que não nos falte a coragem diante das tribulações da vida cotidiana.Manda seu Espírito Santo sobre teus filhos e filhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário