Cuidado para não escandalizar!

Quinta-feira da 7ª Semana da Páscoa

23 de maio

 

Leituras

Tg 5,1-6

Sl 48(49),14-15ab.15cd-16.17-18.19-20

Mc 9,41-50

(Acesse aquiAcesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

Em diálogo com seus discípulos, Jesus lhes havia dito que quem se identifica com ele deve ocupar o último lugar e se fazer servo de todos (cf. Mc 9,45). Esse serviço se traduz nas obras de misericórdia e de caridade cuja recompensa é garantida a quem as pratica. É o próprio Cristo quem o afirma: “Quem dá a vocês um copo de água em meu nome, por vocês serem de Cristo, eu lhes garanto: não perderá sua recompensa” (Mc 9,41).

O escândalo, por sua vez, leva à perdição. O que é o escândalo senão ignorar o outro em sua necessidade, viver egoisticamente e fazer-se o centro da própria vida? Escândalo é o pecado que me afasta de Deus e dos irmãos, fazendo-me bastar a mim mesmo.

É necessário cortar pela raiz a causa do escândalo. Por isso Jesus usa a imagem forte de cortar a mão, o pé e o olho se neles estiver a causa do pecado, isto é, do escândalo. “A mão representa toda atividade; o pé indica conduta, comportamento; o olho se refere a desejo, aspiração. É necessário eliminar tudo o que desvia os cristãos de sua adesão ao Reino de Deus” (Paulus.com.br).

São Tiago, de forma veemente, denuncia um dos maiores escândalos presentes ainda hoje em nossa sociedade qual seja a riqueza adquirida às custas da exploração dos pobres. O apóstolo não usa de meias palavras para condenar a conduta dos ricos que fazem da riqueza seu deus: “o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, que vocês deixaram de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso” (Tg 5,4). A quem se aplicariam hoje estas palavras do apóstolo?

A vida de luxo do rico contrastando com a miséria do pobre é escândalo que clama justiça – “Vocês viveram luxuosamente na terra, entregues à boa-vida, cevando os seus corações para o dia da matança. Vocês condenaram o justo e o assassinaram; ele não resiste a vocês” (Tg 5,5s). E pensar que há tantos que não enxergam esse escândalo numa sociedade marcada pela desigualdade social!...

Diante da Palavra, cada um se pergunte: minha vida tem sido marcada pela prática da caridade e do serviço ou pelo escândalo? O que preciso cortar em mim para evitar o escândalo?

Senhor, assiste-me com tua graça a fim de que, na vivência e no testemunho da fé, jamais cause escândalo aos teus filhos e filhas. Amém!

Comentários

Postar um comentário