Não ao monopólio de Cristo!

Quarta-feira da 7ª Semana do Tempo Comum

22 de Maio

 

Leituras:

Tg 4,13-17

Sl 48(49),2-3.6-7.8-10.11

Mc 9,38-40

(Acesse aquiAcesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins


Encontramos, nos caminhos da vida, muita gente que pratica o bem em nome de Jesus sem, contudo, fazer parte do grupo de seus seguidores. Como isso incomoda os que julgam ter o monopólio de Cristo, como se isso fosse possível!

A João, que impedira um homem de curar em  nome de Jesus porque não o seguia (Mc 9,38), Jesus mostra que a identidade de seus seguidores está exatamente na prática do bem – “ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor” (Mc 9,39s). Ainda que João tenha agido com reta intenção, sua atitude aponta para a intolerância e para o monopólio de Jesus, como se isso fosse possível. 

Quantos, sem pertencer a grupos pastorais ou à Igreja, agem inspirados em Cristo através de um compromisso sério com a promoção e defesa da vida, com o cuidado com a Casa Comum, com a justiça, com a solidariedade, com a denúncia do mal, com a transformação da sociedade, e não os reconhecemos!... Precisamos abrir-nos mais para perceber como Deus se serve dos que não pertencem ao nosso grupo para fazer o bem.

Lembra o Papa Francisco que “o Espírito Santo não quer fechamentos; quer abertura, comunidades acolhedoras onde haja lugar para todos” (Angelus 26.9.2021). Não resistamos ao Espírito Santo que habita em nós!

Em sua carta, Tiago dirige-se aos ricos que, confiando em sua riqueza e poder, enchem-se de soberba como se bastassem a si mesmos, desprezando Deus. Julgam poder controlar o futuro e se esquecem da brevidade da vida. A presunção dos ricos que têm olhos apenas para seus lucros os faz colocar sua confiança em si mesmos e em sua riqueza. “Para eles, enriquecer era uma vaidade, um modo de se afirmarem sobre os outros, uma tentativa de obter direitos e privilégios. O seu pecado consistia em que, conhecendo o bem, faziam o mal” (dehonianos.org). Quem está livre de ser picado pelo vírus da presunção e da soberba?

Senhor, livra-nos de todo fechamento que nos impede de reconhecer o bem que é feito por quem pertence a grupos que não são os nossos. Ajuda-nos a combater toda intolerância que não nos deixa ver o outro como irmão e irmã a quem amar e servir. Amém!

Comentários

Postar um comentário