De que lado estamos?

Quinta-feira da 3ª Semana da Quaresma

27 de março de 2025

 

Leituras:

Jr 7,23-28

Sl 94(95),1-2.6-7.8-9

Lc 11,14-23

(Acesse aqui)


Por Pe. Geraldo Martins

Este texto de Lucas nos revela duas verdades. A primeira é que Jesus vence o mal e torna o ser humano livre. Isso fica claro quando Jesus expulsa o demônio de um mudo que recupera sua capacidade de falar. Para isso é que Cristo veio: para tirar os filhos e filhas de Deus do domínio da maldade e devolver-lhes a liberdade e a dignidade. Só Deus tem o poder de superar o mal que tenta apossar-se das criaturas divinas.

Diante de Jesus, esta é a segunda verdade, não é possível ficar indiferente. É preciso decidir-se: ou se está a favor ou contra ele; ou nos colocamos ao seu lado na luta contra o mal, ou somamos com aqueles que fazem o mal – “quem não está a meu favor, está contra mim, e quem não ajunta comigo, dispersa” (Lc 11,23). Ao seu lado estão os que ficaram admirados com seu poder de expulsar demônios; contra Ele ficam os incrédulos que o colocam como vindo de satanás e não de Deus – “É por Beelzebu, o príncipe dos demônios, que Ele expulsa os demônios” (Lc 11,15).

Definir de que lado estamos é determinante para nos posicionarmos diante de tantas situações que são claramente manifestação do mal e afrontam a vontade de Deus a respeito de seus filhos e filhas. A desconfiança que gera a incredulidade é uma forma da qual muitos se servem para justificar sua posição contrária ao projeto de Deus. Vemos isso, lamentavelmente, quando defendem projetos de morte gestados por políticas que retiram direitos, ignoram e sacrificam os empobrecidos, favorecem os ricos e anulam o poder de participação popular.

Quem se decide por Jesus sente sua força libertadora que livra de todo mal e, ao mesmo tempo, assume a luta contra tudo aquilo que fere a vida e a dignidade da pessoa humana. “Quem não está com Cristo, empenhado na luta contra o mal, está a serviço de satanás; e quem acredita em qualquer coisa sem se comprometer com Cristo, nada aproveita” (Missal cotidiano). Inevitável perguntarmo-nos: de que lado estamos?

Ó Cristo, cremos que vieste do Pai e tens o poder de vencer todo mal. Enche-nos de tua coragem na luta contra toda situação que fere de morte os filhos e filhas de Deus, especialmente, os pobres e vulneráveis. Amém! 

Comentários

  1. Ó Cristo, cremos que vieste do Pai e tens o poder de vencer todo mal. Enche-nos de tua coragem na luta contra toda situação que fere de morte os filhos e filhas de Deus, especialmente, os pobres e vulneráveis. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
    O Senhor nos fala pela boca do profeta Jeremias que não ouvimos e não prestamos atenção no que Ele fala.
    Nós temos andado para trás?

    Jesus expulsa um demônio curando um mudo ponto as multidões admira-se ponto por inveja e por não aceitar sua proposta, alguns tentam desmoralizá-lo, dizendo: " as Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios" se expulsar. O demônio é "um homem forte e bem armado" que guarda e garante sua casa e seus bens. Jesus é o "homem mais forte do que ele", "o dedo (a força) de Deus", o Reino presente, que vence,desarma-o , rouba seus bens, o "mudo", de que ele, o "mais forte", e contra o demônio; recolher com ele, ou dispersar, buscar e nada ter. Pela Palavra, o Pai não se cansa de nos cativar: oxalá ouvísseis hoje" a minha voz!

    Senhor, daí força pra buscar a conversão diária, e nos ajude a vencer o mal, desarmado pela prática do bem, dai-nos a tua coragem na luta contra toda a situação que fere de morte os teus filhos e filhas .Amém.

    ResponderExcluir
  3. Senhor dai-nos a graça de sempre estar do Teu lado, fazendo Tua vontade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário