Acolher o testemunho

Quinta-feira da 4ª Semana da Quaresma

3 de abril de 2025

 

Leituras:

Ex 32,7-14

Sl 105(106),19-20.21-22.23 

Jo 5,31-47

(Acesse aqui)


Por Pe. Geraldo Martins

Esta é a última parte do discurso de Jesus aos judeus por causa da cura do doente junto à piscina de Betesda. Ele evoca aqui quatro testemunhos a seu respeito: João Batista (v. 35), os milagres ou obras que realiza (v. 36), o Pai (v. 32.37) e as Escrituras (v.39). Ainda assim os judeus se recusam a acreditar nele.

Quando nos predispomos contra alguém, dificilmente nos abrimos à sua verdade, negando-lhe acolhida e qualquer relação de proximidade. Pior que isso, às vezes, somos-lhe hostis e o combatemos até derrotá-lo. Vemos isso ocorrer com os judeus na sua relação com Jesus ao se fecharem a todo testemunho em favor de Jesus. “O motivo de tal cegueira é a busca de si mesmo, a falta de amor de Deus” (Missal cotidiano). E isso pode acontecer também conosco.

Hoje também há muitos testemunhos eloquentes de Jesus para além dos que encontramos na Sagrada Escritura, na liturgia, na Igreja. Pensemos, por exemplo, nos “mártires da caminhada” que, por causa de Jesus e do Evangelho, derramaram seu sangue na defesa da vida daqueles e daquelas que tinham desrespeitados seus direitos e sua dignidade. Há os que, por amor a Cristo e unicamente por isso, doam a própria vida no serviço gratuito aos pobres e descartados da sociedade; os que se consomem, anonimamente, na prática do bem nas periferias do mundo, movidos somente pela alegria de servir a Cristo.

Os testemunhos têm a finalidade de levar as pessoas a Cristo a fim de que nele creiam e o acolham como a razão de sua vida. Contudo, sem disposição interior e desejo sincero de conversão, nenhum testemunho será suficiente para que a pessoa reconheça Jesus como o salvador e libertador. Aqueles que, como os judeus, buscam a própria glória e não a de Deus (Jo 5,44), não acreditarão em Jesus, mesmo diante dos mais eloquentes testemunhos a seu respeito. Cuidemos para que não engrossemos a fila destes.

"Nossa vida precisa ser um sinal de que o projeto de Deus encontrou berço na história dos homens e se faz realidade todas as vezes que um cristão luta para amar" (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia)

Ó Deus, dá-nos a graça de beber sempre na fonte que nos dá testemunho de teu Filho para nele crermos e a Ele nos entregarmos a fim de sentirmos o seu amor e a sua misericórdia. Amém!

Comentários

  1. Senhor Jesus , ajudai- me para que eu possa viver sempre na tua presença, viver e anunciar o Evangelho da verdade que Tu és o Filho do Deus vivo. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Leitura do Livro do Êxodo.
    Do Egito Deus liberta seu povo. O povo se compromete a tê-lo como seu único Deus. E rapidamente esquece as maravilhas vividas, rompe com Deus, por um bezerro de ouro. E Moisés lembra Deus a promessa que Ele fez Abraão, a Isaac, e a Israel, assim Deus ouviu o apelo de Moisés.

    Os judeus, os faraós daquele "Egito ", não aceitam de modo algum, que Jesus vem de Deus. Desqualificam Jesus por completo. E Jesus lhes reponde que se fossem de Deus, aceitariam de fato as Escrituras, que apontam para Ele. Aceitariam igualmente o Batista "uma lâmpada que estava acesa e a brilhar", mas rejeitam tudo porque não são de Deus nem de sua cousa, que é vida abundante e para todos.

    Senhor, dai-nos a graça de testemunhar o teu Filho Jesus, de crer nele e de nos entregarmos e assim sentir o teu amor e tua misericórdia. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário