Quarta-feira na Oitava da Páscoa
23 de abril de 2025
Leituras:
At 3,1-10
Sl 104(105),1-2.3-4.6-7.8-9
Lc 24,13-35
Por Pe. Geraldo Martins
No itinerário da fé pascal, há dois elementos fundamentais para o reconhecimento do Crucificado-Ressuscitado: a Palavra e a Eucaristia. É o que nos mostra esta aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos que retornam a Emaús. No caminho de volta de Jerusalém, o sentimento dos discípulos é de tristeza, amargura e decepção por não terem visto o Senhor, já tendo passado três dias de sua morte. O túmulo vazio não é prova suficiente de que está vivo uma vez que, “a ele, ninguém viu” (cf. Lc 24,24).
Ao aproximar-se como peregrino e colocar-se em diálogo com os dois discípulos, Jesus lhes dá uma verdadeira catequese, a partir das Escrituras, sobre si mesmo sem que percebam ainda que era Ele. Sentem, no entanto, o coração arder ao escutar suas palavras. O destaque fica por conta da capacidade de acolher e ouvir dos discípulos. Sem essas duas atitudes, é impossível fazer a experiência do Ressuscitado. É daí que nasce o desejo de ter o Senhor consigo – “Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina” (Lc 24,29). É o despertar da fé que, segundo São Paulo, vem pela pregação (cf. Rm 10,17).
À mesa, a fração do pão que se segue à pregação da Palavra completa a catequese que leva ao reconhecimento pleno do Cristo ressuscitado – “Então, seus olhos se abriram e o reconheceram” (Lc 24,31). Confessaram: “Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32). Daí, nasce a missão. Fazem o caminho de volta a Jerusalém que é movido pelo sentimento de alegria, entusiasmo e convicção.
Somos peregrinos neste mundo. Cristo vem ao nosso encontro para fazer caminho conosco e nos explicar as Escrituras.
Sabemos acolhê-lo e ouvir sua Palavra? Nosso coração arde quando o escutamos? Sentimos o desejo e o convidamos para que permaneça conosco? Sentamo-nos à mesa com Ele e o reconhecemos na fração do pão, isto é, na Eucaristia? Fazemos o caminho de volta a Jerusalém para anunciar que Ele está vivo? Nossa catequese tem nos levado a um verdadeiro encontro com o Crucificado-Ressuscitado?
Senhor, como os discípulos de Emaús suplicamos-te: fica conosco. Faz nosso coração arder com tua presença e tua palavra. Abre nossos olhos e dá-nos contemplar teu rosto resplandecente que nos comunica tua vitória sobre a morte e o mal. Amém!
Amém
ResponderExcluirAmém 🙏🏿
ResponderExcluirSomos peregrinos neste mundo. Cristo vem ao nosso encontro para fazer caminho conosco e nos explicar as Escrituras.
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirLeitura dos Atos dos Apóstolos.
ResponderExcluirNa força de Pentecostes, temos condições de continuar Jesus, suas atitudes, que põe coxos de pé, faz andar louvar e agradecer: "O que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!"
Certamente não pensando, sobretudo, em si mesmo, para que tanta luta sua, que lhe custara sangue, não caísse no vazio, Jesus se põe a caminhar com seus discípulos. Levado pelo amor, não queira que eles ignorassem aquele caminho de vida, que Ele lhes deixara. E ressuscitado, faz-se caminheiro com eles para lhes abrir os olhos, o coração, para aquele jeito de viver, que lhes fazia arder o coração. Ele como que resumia, sintetizava na Eucaristia: fazer-se pão, vida que se reparte, se consome para o sustento do outro.
Senhor, nos ajude a acolher a tua Palavra, fica conosco, faz arder o nosso coração, e se faz caminheiro conosco, e abre nossos olhos para a vida, e comunica a tua vitória sobre a morte e o mal. Amém
Amém!
ResponderExcluir