Acolher o Espírito Santo

Quarta-feira da 6ª Semana da Páscoa

28 de maio de 2025

 

Leituras:

At 17,15.22-18,1

Sl 148,1-2.11-12ab.12c-14a.14bcd

Jo 16,12-15

(Acesse aqui)


Por Pe. Geraldo Martins

Neste pequeno trecho do longo discurso de sua despedida, Jesus indica três ações do Espírito Santo: conduzir à plena verdade, anunciar coisas futuras e glorificar o Cristo. 

Sem o Espírito Santo, os discípulos/as de Cristo são incapazes de conhecer a verdade e de vislumbrar o futuro que Deus lhes reserva, nem mesmo ver e participar da glória do Filho.

Qual é a plena verdade a que nos conduz o Espírito Santo? O conhecimento de Cristo, filho do Deus vivo e por ele glorificado após ter cumprido sua vontade. Se nos falta o Espírito Santo, somos incapazes de afirmar Cristo como nosso salvador e libertador. É pelo Espírito da verdade que nos tornamos seguidores de Jesus e o anunciamos a fim de que todos se tornem seus discípulos/as.

O Espírito Santo nos revela as coisas futuras, isto é, as coisas que dizem respeito ao Reino de Deus, ao que é transcendente. "O Espírito nos fará compreender que a elevação de Cristo na cruz será também sua elevação na glória" (Bíblia de Jerusalém). Trata-se, então, do espírito de profecia “que nos faz ler o presente à luz daquele que vem, o Messias Jesus. A profecia vê o presente à luz do passado e vivido por Jesus” (Liturgia Diária O Pão nosso de cada dia - 2021).

Pelo sacramento da crisma, de maneira especial, nos é confirmado esse Dom de Deus. Testemunhemos aos jovens a força nova adquirida pela unção que nos comunica o Espírito Santo, que renova todas as coisas, conforme canta o salmista (103/104,30). Mostremos a eles que “o Espírito não criará nenhuma novidade em Jesus, mas criará toda a novidade de Jesus em nós”. Deixemo-nos guiar pelos frutos do Espírito: "amor, alegria, paz, paciência, bondade, generosidade, fé, humildade e domínio de si mesmo" (Gl 5,22-23). 

Ó Espírito Santo, vem e faz morada em nós. Recorda-nos o que Jesus nos ensinou e dá-nos a graça de praticá-lo para, então, sermos acolhidos em sua glória. Amém!

Comentários

  1. Ó Espírito Santo, vem e faz morada em nós. Recorda-nos o que Jesus nos ensinou e dá-nos a graça de praticá-lo para, então, sermos acolhidos em sua glória.Amem!

    ResponderExcluir
  2. Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    Esse Deus que vos adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio.
    Do mesmo modo com que Paulo anunciou o evangelho em um ambiente difícil o mesmo vale para os que anunciam o evangelho nesse tempo da modernidade.

    A palavra de Deus é viva e eficaz, e naqueles que anunciam com toda sinceridade, o espírito de Deus age e os inspirar na evangelização dos povos.

    Senhor, envia o teu Santo Espírito e faz morada em nós. E nos dá a graça e a coragem de anunciar a verdade, e assim sermos acolhidos na sua glória. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário