A quem servimos?

Sábado da 11ª Semana do Tempo Comum
21 de junho de 2025
São Luiz Gonzaga - Memória

Leituras:
2Cor 12,1-10
Sl 33(34),8-9.10-11.12-13
Mt 6,24-34

Por Pe. Geraldo Martins

A justa preocupação com a vida, muitas vezes, leva-nos a excessos que traduzem desconfiança na ação de Deus em nosso favor. Não poucas pessoas, para manter certo ‘padrão de vida’, consomem todo o seu tempo em garantir recursos a fim de satisfazerem seus desejos disfarçados de necessidades. Não percebem que servem ao dinheiro, fazendo deste a garantia de sua realização e felicidade.

Jesus nos ensina que é preciso decidir-se por Deus ou pelo dinheiro. Não é possível servir aos dois (Mt 6,24). Para os que julgam que o dinheiro é que resolve tudo, Jesus mostra o contrário, isto é, de Deus é que vem o cuidado com suas criaturas, e convida a olhar os pássaros do céu e os lírios do campo. Aos primeiros nunca faltou alimento e os lírios sempre se vestiram majestosamente. E sem necessidade de que fizessem algo para isso. Receberam tudo gratuitamente de Deus.

No esforço e no trabalho de cuidar da vida não se pode, evidentemente, dispensar o planejamento. Fazer as devidas provisões é sinal de prudência e responsabilidade. Tudo isso, no entanto, na perspectiva do Reino, confiando sempre no cuidado de Deus de quem nos vem tudo de que precisamos e sabendo distinguir o essencial – “a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa?” (Mt 6,25). Uma ótima pergunta para quem foi laçado pelo consumismo...

Atentemo-nos para esta palavra de Jesus, sobretudo, quando nos vemos envoltos a tantas preocupações que nos estressam a ponto de quebrar a harmonia nas nossas relações familiares e sociais: “busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão dadas por acréscimo” (Mt 6,33). Ah, como seria bom se compreendêssemos esta palavra e fizéssemos dela o horizonte de nossa vida!... Isso será tanto mais fácil ou mais difícil quanto mais claro estiver a quem estamos servindo...

Senhor, queremos servir somente a ti, buscando antes de tudo o teu Reino e sua justiça. Não deixes que nos desviemos desse propósito. Em ti colocamos toda nossa confiança e esperança. Amém!

Comentários

  1. Senhor, queremos servir somente a ti, buscando antes de tudo o teu Reino e sua justiça. Não deixes que nos desviemos desse propósito. Em ti colocamos toda nossa confiança e esperança. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
    Quando reconhecemos nossa fragilidade, Deus nos concede sua graça para que nos tornemos fortes: "quando me sinto fraco, é então que sou forte".

    A confiança na providência divina não nos deixa passivos, mas faz com que busqueno o que é essencial: uma vida dedicada em favor do Reino de Deus .

    Senhor, nos ajude a colocar sempre a nossa esperança em ti, buscando verdadeiramente te servir, buscar teu Reino e a justiça. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário