Escutar e praticar

Quinta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum
26 de junho de 2025

Leituras:
Gn 16,1-12.15-16 ou mais breve 16,6b-12.15-16
Sl 105(106),1-2.3-4a.4b-5
Mt 7,21-29

Por Pe. Geraldo Martins

Ao terminar o Sermão da Montanha, Jesus faz uma advertência que nos toca a todos: só entrarão no Reino dos Céus aqueles que escutarem e colocarem em prática a vontade do Pai (cf. Mt 7,21) e não os que vivem de aparência. E a vontade do Pai é o próprio Cristo quem a revela. Daí a necessidade de não apenas escutar, mas de colocar em prática sua palavra.

A expressão “naquele dia” (Mt 7,22), usada por Mateus neste texto, é uma referência clara ao juízo final. Jesus alerta que se não vivermos a vida aqui de forma coerente e autêntica, na fidelidade aos seus ensinamentos, de nada adiantarão as argumentações de uma prática que não corresponda à verdade – não foi em teu nome que profetizamos, que expulsamos demônio, que fizemos milagres? (cf. Mt 7,22).

Coloca em prática a palavra de Jesus quem busca construir sua vida sobre a verdade por Ele ensinada. Ele é a rocha sobre a qual devemos construir nossa vida. Isso implica uma adesão radical ao seu projeto de justiça e de amor. Quantos há que se enganam a si mesmos, vivendo uma fé superficial, sem comprometimento com os valores do Reino. São os que dizem “Senhor, Senhor” e julgam já estarem salvos.

É preciso muito cuidado. “Estamos acostumados a receber os sacramentos como recurso fácil e seguro para obter a graça e a salvação. E, talvez, uma vez cumpridas as nossas ‘obrigações religiosas’, já não nos preocupamos tanto em fazer do sacramento a expressão verdadeira de nossa conversão sincera” (Pagola, 2011). Onde estamos construindo nossa casa?

Vale a pena recordar aqui o refrão de uma pequena música que era muito cantada em nossas comunidades:

“Assim não pode,
assim não dá,
escutar o evangelho
se você não praticar”

Senhor, dá-nos a graça de saber escutar e colocar em prática tua vontade a fim de sermos merecedores de vossa misericórdia e, assim, participar do vosso Reino. Amém! 

Comentários

  1. Senhor, ajuda me a colocar sempre sua P alavra com rumo da minha existência. Perdoa-me pelas vezes que vivi na acomodação!

    ResponderExcluir
  2. Leitura do Livro do Gênesis.

    O tempo de Deus, sua medida e seus critérios de julgamentos são muito diferente dos nossos. Ele age por puro amor e sericórdia.

    Não são poucos os que desencjam e se empenham para que os povos e nações têm um paz, como fruto da justiça. "Não há paz sem justiça, e não há justiça sem perdão" afirmou São João Paulo II. É formando nossa consciência com esses princípios, que veremos acontecer a grandeza da paz e da justiça. Assim construir a casa sobre a rocha é dar o direito de vida a todos as gentes. Progredir é dar ao outro o direito de viver como filha, filho de Deus: "eu vim para que todos tenham vida".

    As palavras nos ajudam a expressar e compreender muitas coisas, mas o que garante nossa salvação é obediência fiel ao Pai e ao evangelho de Cristo.

    Senhor, nos ajude a construir a nossa vida sobre a rocha firme de sua bondade e de sua misericórdia, e que sejamos prudentes e merecedores da sua misericórdia e assim praticar o vosso Reino, amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário