O nascimento de um profeta

Terça-feira da 12ª Semana do Tempo Comum
24 de junho de 2025
Natividade de São João Batista - Solenidade

Leituras:
Is 49,1-6
Sl 138(139),1-3.13-14ab.14c-15
At 13,22-26
Lc 1,57-66.80

Por Pe. Geraldo Martins

O nascimento de uma criança é sempre motivo de alegria, não só para a família, mas para todos os que com ela convivem. Não foi diferente com João Batista. Nesse caso, a alegria foi maior pelas circunstâncias especiais que envolveram sua concepção e nascimento. Os vizinhos e parentes de Isabel, certamente, souberam reconhecer o carinho e a ternura de Deus para com ela ao lhe dar a graça da maternidade, uma vez que era idosa e estéril. Como é belo alegrar-se com a alegria do outro e celebrar com ele sua vitória!

Na escolha do nome para a criança, Isabel, corajosamente, rompe com a tradição. Escolhe um nome que traduz não só a missão que será confiada ao menino como também o reconhecimento da ação de Deus em favor dela. Escolhe João, que significa “O Senhor é favorável” ou “Deus tem piedade”. João será, assim, sinal de esperança como, aliás, é todo nascimento de uma criança.

O louvor a Deus que sai da boca de Zacarias, que estava mudo, é próprio daqueles que reconhecem a graça de Deus e a ele se entregam confiantemente. Exaltar a grandeza e o favor de Deus é gesto de quem se sente assistido e amparado por Deus sempre. Isso se confirmará também em João Batista sobre quem pousará a mão do Senhor – “De fato, a mão do Senhor estava com ele” (Lc 1,66) e ele “crescia e se fortalecia em espírito” (Lc 1,80). Não lhe faltava, portanto, a proteção de Deus. 

No cumprimento de sua missão, João Batista demonstrará fidelidade total ao projeto de Deus e se destacará como profeta da verdade e da justiça. Seu testemunho de pobreza e humildade é a fonte de sua coragem e de sua força na missão de preparar os caminhos do Senhor.

Deixemo-nos guiar por esses dois sentimentos que emergem do nascimento do Batista: alegria e esperança. Eles traduzem a presença amorosa de Deus em nossa vida e nos garantem sua misericórdia. Sentiremos, então, que a mão do Senhor também estará conosco.

Senhor, sê favorável conosco. Não nos deixes faltar, hoje e sempre, a alegria e a esperança que animam nosso viver e nos fazem perseverantes no teu amor. Amém!

Comentários

  1. emergem do nascimento do Batista: alegria e esperança. Eles traduzem a presença amorosa de Deus em nossa vida e nos garantem sua misericórdia. Sentiremos, então, que a mão do Senhor também estará conosco.

    ResponderExcluir
  2. João Batista, filho de Isabel e do sacerdote Zacarias, nasceu seis
    meses antes de Jesus, segundóo Lucas. Foi o precursor do Messias e o maior dos profetas porque pôde apontar o Cordeiro de Deus presente entre os homens. Pregava a conversão e sua palavra era forte, contundente e viva. O batismo de penitência que acompanhava seus anúncios a respeito dos últimos tempos era figura do Batismo segundo o Espírito.

    Leitura do Livro do Profeta Isaías.
    Ninguém pode impedir a vontade de Deus em salvar seu povo, e porque Ele nos chama, devemos com nossa vida manifestar a grandeza de seu amor para conosco.

    Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    É muito importante termos consciência da missão a qual fomos chamados: isso é sabedoria e nos permite vivê-la com intensidade.

    A mão de Deus estava sobre João, e Ele irrompe sobre a vida deste menino cujo nome quer dizer: "aquele que anuncia a misericórdia divina ".
    As circunstâncias do nascimento de João Batista revelaram que ele deveria ser alguém com uma missão muito importante.

    Senhor, não nos deixa faltar a esperança, a fé e a alegria que nos anima a viver, e nos faz perseverantes no seu amor

    ResponderExcluir

Postar um comentário