Exorcizar o mal

Quarta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum
2 de julho de 2025

Leituras:
Gn 21,5.8-20
Sl 33(34),7-8.10-11.12-13
Mt 8,28-34

Por Pe. Geraldo Martins

O mal, na bíblia, é uma manifestação do demônio que se dava na forma de possessão ou de doença física ou psíquica. Ele como que aprisiona a pessoa, tornando-a escrava, tirando-lhe a liberdade e a vida. Os dois homens possuídos pelo demônio de que fala o evangelho de Mateus 8,28 viviam nessa condição, por isso, ficavam escondidos nos túmulos, excluídos do convívio com a comunidade, assustando as pessoas. Habitando o mundo da morte, foram desumanizados.

O exorcismo significava, portanto, a libertação e a cura das pessoas endemoniadas. “O espírito do mal é chamado de ‘espírito imundo’, isto é, que tem a ver com a morte. O Espírito de Deus, ao contrário, é Espírito de vida, ama e promove a vida” (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia).

O espírito do mal não só reconhece Jesus como vindo da parte de Deus - “O que tens a ver conosco Filho de Deus?” (Mt 8,29) -, como se submete totalmente ao seu poder – “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos” (Mt 28,31). Diante do poder de Cristo, o mal não resiste.

Aqui Jesus mostra a que veio, ou seja, libertar as pessoas das amarras do mal, devolver-lhes a vida, restaurar-lhes a liberdade e a dignidade. No entanto, as pessoas da cidade onde Jesus pratica o exorcismo não percebem isso. Ao contrário do espirito do mal que se rende ao seu poder divino, elas o expulsam da cidade (Mt 8,34). Parecem ter medo dele e preferem correr o risco de viver sob o domínio do mal.

O mal continua presente no mundo, sabemos bem disso. Ele se manifesta de vários modos e são muitos os que se deixam dominar e guiar por ele. Quem assim vive, habita o mundo da morte e é desumanizado. Só em Jesus se encontra a força para resistir e vencer o mal, superar o mundo da morte e da desumanização. Quem acolhe o Cristo, experimenta a força de sua palavra que exorciza o demônio e restitui a vida aos que habitam os escombros da morte.

De que maneira o espírito do mal se manifesta no mundo de hoje? Como o combatemos?

Senhor Jesus, não permitas que nos deixemos seduzir pelas forças do mal, mas vem em nosso socorro e liberta-nos da escravidão do pecado e do mal. Amém!

Comentários

  1. Senhor, sobre seu nome eu sei que estou protegido de todo o mal.
    Obrigado Senhor!
    Amém 🙌🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus, não permitas que nos deixemos seduzir pelas forças do mal, mas vem em nosso socorro e liberta-nos da escravidão do pecado e do mal. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Leitura do Livro do Gênesis.
    Deus vai realizando seu plano de salvação, para além das fraquezas humanas jamais tira dos seus olhos o bem de cada um.

    O evangelho de hoje é um episódio desconcertante, o que ele nos fala. Mas pelo menos entendemos a reação do povo daquele lugar. Sentiram-se incomodados com Jesus e pediram que se fosse embora. Viam que Ele não era como os outros, pois tinha um poder diferente, mas não queriam ser perturbados. Achavam que estava tudo muito bem e não queriam arriscar mudança alguma.
    É penoso e triste saber que todos os que foram libertados pelo Cristo, também o rejeitaram expossando-o da cidade. Quais são nossas rejeições hoje?

    Senhor, liberta-nos da escravidão do pecado, e nos ajude a aceitar com gratidão o ensinamento do seu Filho Jesus, e assim possamos enfrentar o mal, fortifique a nossa fé.Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário