Jesus, nosso refúgio

Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum

17 de julho de 2025

Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros mártires – Memória

 

Leituras:

Ex 3,13-20

Sl 104(105),1 e 5.8-9.24-25.26-27 (R. 8a)

Mt 11,28-30

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Jesus sentiu na pele a dor e o sofrimento dos pobres que se ressentiam do fardo que a Lei passou a representar para eles. O que era para ser alívio e libertação passou a significar peso e opressão, gerando cansaço, fadiga, desilusão. Isso se deve, sobretudo, aos acréscimos que os fariseus faziam à lei e à exigência de seu cumprimento, quando eles próprios não a cumpriam - “Eles amarram pesados fardos e os colocam nas costas dos homens, mas eles mesmos não os querem mover nem com o dedo” (Mt 23,4).

Em Jesus encontramos descanso e alívio, não porque Ele libera da lei ou a elimina, mas porque, ao contrário dos doutores da lei e dos fariseus, oferece um jugo que é suave e um peso que é leve. Por isso, convida os “cansados e fadigados”, isto é, os pobres e oprimidos, a ir até ele, tomar o seu jugo e aprender dele que é “manso e humilde de coração” (cf Mt 11,28-29).

O que torna o jugo da lei leve e seu peso suave é o amor. Porque ama intensamente, Jesus é livre diante da lei. “O amor não abole a lei, muito menos o agir moralmente correto. O amor, dom do Espírito, torna possível o cumprimento da lei, não pela lei, mas por seu autor – Deus - e seus destinatários - os seres humanos” (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia 2021).

Deixemo-nos conduzir pelo amor e tudo na vida ficará mais leve e suave, até mesmo as tribulações que tornam nossas noites mais longas e mais escuras. Aprender de Jesus significa isso: amar incondicionalmente, perdoar permanentemente, servir gratuitamente. Tomar o seu jugo equivale a assumir seu projeto de vida e de amor, comprometidos com a justiça e a paz, sinal de seu Reino entre nós.

Ó Cristo, acolhe-nos em teu amor e torna leve e suave os fardos que carregamos a fim de, um dia, merecermos tua glória. Amém!

Comentários

  1. Leitura do Livro do Êxodo
    moisés responde sim ao apelo que Deus lhe fez, e o nome de Deus: “Eu sou aquele que sou“, lhe dá a garantia de que será assistido por Ele em sua missão.“

    “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sobre o peso dos vossos fartos, e eu vos darei descanso.”
    Jesus falava as pessoas que se sentiam o piso do mestres de uma religião de obrigações e proibições severas. Aos que lhe perguntavam o que de mais importante Deus pedia, Jesus respondeu: Ele pede que os amemos acima de tudo, e amenos os outros como a nós mesmo. Jesus não nos impõe cargas: mostra-nos o caminho da liberdade e da leveza da justiça, do amor e da paz.
    Os discípulos e o povo estão oprimidos pela lei e pelas observâncias farisaicas, e Jesus é o manso e humilde de Deus tão bondoso com humanidade.

    Senhor, vem em nosso socorro e alivia dos tantos pesos, que nos trava em nossa caminhada. E torne leve e suave os nossos fardos que nos impede de ir pra perto de ti e dos irmãos. Amém


    ResponderExcluir

Postar um comentário