Jesus, restaurador da vida

Segunda-feira da 14ª Semana do Tempo Comum

7 de julho de 2025

 

Leituras:

Gn 28,10-22a

Sl 90(91),1-2.3-4.14-15ab

Mt 9,18-26

(Acesse aqui)


Por Pe. Geraldo Martins

Os dois episódios narrados aqui por Mateus, registrados com muitos mais detalhes por Marcos (Mc 5,21-43), chamam atenção pela forma como Jesus restitui a vida a quem dele se aproxima.

Em primeiro lugar, Jesus é visto como a última opção para a cura. Tanto a situação da menina, em estado de morte, quanto a da mulher, há doze anos sofrendo com uma hemorragia que não se estancava, davam sinais de esgotamento de todos os recursos para sua recuperação. Se Jesus não lhes recuperasse a vida e a saúde, nada mais poderia ser feito.

Em segundo lugar, o modo como Jesus cura. A mulher vai ao encontro dele para tocá-lo. Está convencida de que se o fizer, ficará curada. Para tanto, rompe com as leis que a proibiam de tocar nas pessoas uma vez que, por causa de sua doença, era considerada impura. No caso da menina que, segundo o pai, já estava morta, é Jesus quem vai ao seu encontro para tocá-la. Ambos os toques são geradores de vida nova. Tocar em Jesus ou ser por Ele tocado resulta num estado de vida plenamente restaurada.

Um elemento, contudo, é fundamental para que a vida renasça a partir deste toque: a fé. Este é o elemento determinante para que tudo se refaça. É a fé que dá coragem àquela mulher para romper a multidão que cercava Jesus e tocar nele para sentir sua força vivificante. O próprio Jesus é quem diz isso a ela – "Coragem, filha! A tua fé te salvou" (Mt 9,22). O pedido que nasce dos lábios do pai da criança morta é também sinal de sua fé – “Vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá” (Mt 9,18).

Como podemos tocar ou ser tocados por Jesus hoje a fim de que Ele nos restaure a vida? De muitas maneiras. Por exemplo, ouvindo e meditando sua Palavra, tanto individual quanto comunitariamente; por meio dos sacramentos, especialmente, a penitência e a eucaristia; pela participação ativa na comunidade; pelo serviço aos pobres... Tudo, no entanto, dependerá da nossa fé.

Ó Cristo, cremos em ti. Vem e toca em nós, libertando-nos de todo sinal de morte ou de impureza. Restaura-nos com tua graça e teu amor, fonte de vida nova. Amém!

Comentários

  1. Leitura do Livro do Gênesis.
    Betel: o lugar onde Deus mora! Tudo devemos fazer para alcançar com nossas atitude de misericórdia o Deus que quer fazer de nós Betel : o lugar onde Ele mora .

    É admirável a confiança daquele homem no poder e na bondade de Jesus. Acreditava que o Mestre Jesus aquele carpinteiro de Nazaré podia trazer de volta a sua filha morta. E confiava na bondade de seu coração, sei que não podemos pedir milagres mas acreditamos que Jesus saberá como nos ajudar da melhor maneira ele tem coração humano; cremos que Ele entende as nossas inquietações e nossas dores.
    Tocar o manto é tocar a própria pessoa; e Deus um dia nos despertará de nossos sonhos, nos ressuscitará para a vida plena, e então ninguém mais vai sofrer .

    Senhor, daí-nos a coragem ,a fé que nos mantém firmes em ti, e seja o nosso socorro, e que sejamos cada vez mais tocados e libertados de todo o sinal de morte e de todas as impurezas. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário