Terça-feira da 13ª Semana do Tempo Comum
1º de julho de 2025
Leituras:
Gn 19,15-29
Sl 25(26),2-3.9-10.11-12
Mt 8,23-27
Por Pe. Geraldo Martins
Esta cena de Jesus atravessando o mar com seus discípulos e a barca sendo tomada pelas ondas permite-nos comparar o mundo com o mar e a vida com a barca. A tempestade que provoca ondas ameaçadoras são as dificuldades, os problemas, as dores e os sofrimentos de toda ordem que, vez ou outra, se abatem sobre nossa vida. Nossa missão é atravessar para outra margem, mas nem sempre esta travessia é tranquila.
Tudo isso retrata a vida daqueles que se dispõem a seguir Jesus Cristo que jamais se ausenta da barca de sua vida. Mesmo assim, diante do perigo, eles sentem medo, sobretudo ao perceber que Jesus dorme durante a tempestade. Esta é a razão de seu medo e insegurança.
O sono de Jesus sugere sua confiança total no Pai que não deixa seus filhos e filhas naufragarem. Pelo sim, pelo não, os discípulos, reconhecendo a própria limitação, recorrem a quem pode salvá-los e gritam por socorro – “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo” (Mt 8,25). Admitem a própria fraqueza e reconhecem que só Jesus pode garantir a segurança da travessia.
Jesus os atende, não sem antes repreendê-los pela pouca fé – “Por que vocês têm tanto medo, homens fracos na fé?” (Mt 8,26). Uma repreensão que chega a nós quando também atravessamos as tormentas da vida e sentimos como se Deus estivesse ausente ou dormindo. Contrário à fé, o medo nos impede de perceber a ação de Deus e sua força que garante o êxito da travessia da barca de nossa vida no mar revolto.
A barca pode ser comparada ainda à Igreja, à comunidade de fé. Ela também passa por crises e situações de tormenta. Quem entra nessa barca precisa estar disposto a enfrentar as dificuldades, confiante que Jesus não a deixará soçobrar. Não nos esqueçamos, no entanto: Deus sabe a hora de agir e intervir. Confiemos nele e Ele agirá.
Ó Cristo, fortalece nossa fé a fim de que enfrentemos com coragem o mar revolto que somos chamados a atravessar no cotidiano da vida. Tua presença é certeza de que não naufragaremos. Fica conosco e atende sempre nosso grito por vida e salvação. Amém!
Assim seja..Amém!
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém 🙏🏿🙌🏿
ResponderExcluirJesus, aumenta nossa fé para que saibamos enfrentar os mares bravios de cada dias sem perder a esperança.
ResponderExcluirLeitura do livro do Gênesis
ResponderExcluirOs pecadores com os olhos voltados para o testemunho e a vida dos justos, devem-se encorajar e voltar de sim decididamente para o Deus da vida e da misericórdia.
Jesus entrou na barca de nossa humanidade, fraca, quase sem esperança sofredora.
Estamos na mesma barca, e sabemos como são frequente e violentas as tempestades. A vontade é de desistir e deixar se levar pelo medo de não dar conta, Jesus convida-nos a crer nele, confiar em seu poder em sua bondade fiel. Estando Ele na barca, podemos ficar tranquilos sem medo, mesmo quando parece que está dormindo.
E quando não "acordamos" para o ensinamento do evangelho, corremos grande risco neste mundo, muitas vezes voltado para si mesmo, deixando teus de lado.
Senhor, fortalece a nossa fé cura o nossos corações do mar revolto da vida e que possamos testemunhar o teu evangelho com alegria. Amém