Uma escolha nossa

Quinta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum
31 de julho de 2025
Santo Inácio de Loyola – Memória

Leituras:
Ex 40,16-21.34-38
Sl 83(84),3.4.5-6a e 8a.11
Mt 13,47-53
(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Jesus continua ensinando o povo através de parábolas para explicar-lhes o que é o Reino de Deus. Comparado a uma rede que apanha todo tipo de peixes, o Reino é destinado a todos, porém, haverá os que dele se excluirão por se recusarem a viver de acordo com seus valores. 

Como na parábola do trigo e do joio, também aqui Jesus deixa claro que haverá o momento de separar os bons dos maus, com os primeiros indo para o Reino e, os maus, para a condenação eterna. A parábola ressalta, dessa forma, a paciência de Deus que a todos quer salvar. Responde à angústia dos que não compreendem a presença do mal no mundo e a tolerância de Deus que permite a convivência dos maus com os bons. 

A lição da parábola é esta: “Deus é paciente, cabe a cada um escolher ser bom grão e bom peixe, e não joio ou peixe imprestável” (Missal Cotidiano). Devemos nos precaver e escolher, o quanto antes, trilhar somente o caminho do bem. "Os que são maus pensem bem enquanto estão a caminho. Ninguém precisa ir parar na fornalha de fogo" (Con. Celso Pinto, biblista)

Senhor, nós te louvamos e agradecemos por tua misericordiosa paciência para conosco. Ajuda-nos a perseverar na prática do bem para merecermos morar em teu Reino. Amém!

Comentários

  1. Leitura do Livro do Êxodo.
    Deus quer habitar no meio de nós, e sua morada, a tenda, pode se dobrar e ser carregada de um lado a outro. Atenda hoje é a pessoa humana.

    Jesus ainda fala do Reino, diz que a salvação é oferecida a todos, a todas mesmo.Todos são amados e chamados para vida. Ao amor, também o amor de Deus, não se impõe; espera nossa aceitação, Ele respeita nossa liberdade. Somos responsável pela nossa decisão. Se rejeitamos o amor não precisamos de outro castigo alem do viver sem amor.
    Deus nos dá sempre a chance e o tempo para a escolha: trigo ou joio, peixe bom ou ruim: na liberdade da escolha, assumamos também suas consequências.

    Senhor, liberta-nos da nossa falta de entendimento, daí-nos a certeza que es o nosso salvador, nos ajude a nos converter e que tenhamos a consciência que precisamos estar prontos para administrar tudo o que você nos confiou. E assim saibamos a tomar a decisão de ser de Cristo Jesus. Para merecermos morar no teu Reino. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário