A caminho com Cristo

Terça-feira da 26ª Semana do Tempo Comum

30 de Setembro de 2025

 

São Jerônimo - Memória

 

Leituras:

Zc 8,20-23

Sl 86(87),1-3.4-5.6-7

Lc 9,51-56

Acesse aqui

 

Por Pe. Geraldo Martins

Tomar decisões! Eis uma tarefa exigente da qual nem sempre podemos escapar. De caráter pessoal e intransferível, nossas decisões, umas mais fáceis, outras mais difíceis, devem apontar o horizonte a alcançar. Para tomá-las, é necessário estar em sintonia com Aquele que nos chama e envia, afinal, nossa vida só tem sentido quando guiada por Ele.

Esta é a inspiração que nos vem deste texto de Lucas que registra o início da longa viagem de Jesus a Jerusalém. E tudo começa quando Jesus “toma a firme decisão de partir para Jerusalém” (Lc 9,51). Sua “firme decisão” constitui seu sim à missão para a qual foi enviado; sua conformidade com a vontade do Pai; seu compromisso com a libertação que veio trazer ao povo. Afinal, “havia chegado o tempo de Ele ser levado para o céu” (cf. Lc 9,51)

No começo do caminho, o primeiro obstáculo: a rejeição pelos samaritanos que não o acolhem por estar a caminho de Jerusalém. Os apóstolos, lembrando Elias (2Rs 1,10-12), se dispõem a dar uma resposta violenta a esta rejeição. Querem que desça fogo do céu para destruir aqueles samaritanos que fecham as portas a Jesus.

Cristo, no entanto, mostra que a paciência e a misericórdia sempre têm melhor resultado que a violência. Diante das dificuldades, muitas vezes, é necessário conter nosso ímpeto e recuperar a serenidade para agir de forma a converter e salvar os que ainda não se abriram à graça.

Somos todos chamados a também tomar a “firme decisão” de partir para nossa Jerusalém. Isso significa que não podemos nos omitir no compromisso que temos de ajudar na libertação de tantos que têm sua vida ameaçada pelos sistemas de morte presentes no mundo. Assim, se há medos ou incertezas que nos impedem de nos colocarmos “decididamente” a caminho com Jesus, devemos implorar a graça de vencê-los a fim de nos sermos verdadeiramente seus discípulos e discípulas.

Senhor, faz que acolhamos o teu Filho e, decididamente, nos coloquemos a caminho com Ele para sermos por Ele libertos e salvos. Amém!

Comentários

  1. Nossa vida só têm sentido, quando guiada por Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Leitura da Profecia de Zacarias.
    A comunidade judaica começa a tomar consciência de sua missão espiritual, e o profeta insiste que quem conhece a Deus, deve fazê-lo conhecido aos outros.

    Jesus repreende os discípulos para que eles descem o tempo necessário para a conversão das pessoas, enquanto Ele caminhava para sua Páscoa.
    Foi a reação dos discípulos a aldeia samaritana não acolheu Jesus que ia para Jerusalém. Jesus for rejeitado em Nazaré e seria rejeitado em Jerusalém. João e Thiago ainda imaginavam o Messias poderoso e queria pedir um castigo Divino para quem o rejeitasse. Mas Jesus não veio para se impor pela força. A fé a vida cristã não podem ser impostas pela força…

    Senhor, nos ajude a não desprezar o seu Filho Jesus e a sua Palavra e que ela seja sempre fonte de nossa inspiração para cada um de nós, e assim saibamos te seguir e mergulhar o seu coração amoroso. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário