Amar para ser perdoado

Quinta-feira da 24ª Semana do Tempo Comum

18 de setembro de 2025

 

Leituras:

1Tm 4,12-16

Sl 110(111),7-8.9.10 

Lc 7,36-50

Acesse aqui

 

Por Pe. Geraldo Martins

Quando tomamos consciência de nossa condição de pecadores, resta-nos uma alternativa: buscar o perdão de Deus. Essa busca se dá mediante a confiança e a fé num Deus que se deixa aproximar e tocar por quem o ofende. Quem faz essa experiência sente tanto o perdão que leva a amar (cf. Lc 7,43) quanto o amor que leva ao perdão (cf. Lc 7,47).

Na casa do fariseu Simão, uma pecadora sem nome mostra que para se obter o perdão de Deus basta amar. Esse amor manifesta-se em gestos que traduzem o reconhecimento de Jesus como o enviado de Deus para resgatar os que a sociedade condena como perdidos. Ao chorar, lavar os pés de Jesus com as lágrimas e ungi-los com perfume, a pecadora manifesta grande amor. Mais que a admissão de seu pecado, seus gestos mostram arrependimento e desejo de ser restaurada no amor de Cristo que a todos salva.

Arrependimento “é mais que abatimento moral, mais do que angústia, desgosto, remorso, sensação de haver cometido uma ação infame. Arrependimento significa consciência de haver profanado o amor de Deus” (Missal Cotidiano). Sem isso, não há perdão e a conversão não será verdadeira. Como é nosso arrependimento quando reconhecemos nosso pecado? 

Após perdoar a pecadora, Jesus lhe diz: “Sua fé salvou você. Vá em paz” (Lc 7,50). Eis a raiz de todo o processo do amor que leva ao perdão e à paz: a fé. Ela é a fonte da vida nova e da salvação que buscamos. 

Qual sua experiência de perdão de Deus? Como nos colocamos diante dos que buscam o perdão de Deus? Quais são nossos gestos que revelam arrependimento e desejo de conversão?

Senhor, dá-nos a fé que nos faz amar e buscar com confiança e esperança teu perdão que nos restaura e nos liberta. Amém!

Comentários

  1. A mulher era conhecida como pecadora, e tudo que isso possa surgir. Era, tinha sido pecadora. Não sabemos como ela conheceu Jesus, nem como Ele transformou sua vida. Mas todos, principalmente os fariseus continuaram a desprezá-la. Jesus sabia ela fora perdoada porque muito amava e muito que perdoada e bom saber que posso contar com o amor de Cristo e seu perdão.

    Senhor, nos ajude a amar e buscar a esperança da certeza do seu perdão, nos ajude a compreender que quem muito perdoa muito ama. Vem em nosso socorro restaurar e libertar. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor, peço perdão pels vezes que não soube amar e perdoar como motivo senhor amou e perdoou.

    ResponderExcluir
  3. Leitura da Primeira de São Paulo a Timóteo
    Somos todos chamados a manter firmes nossa fé até o fim, amando Cristo em seu corpo que é a Igreja, sendo comunhão que nos une aos irmãos.

    A semente do Reino é dada para todos, mas encontramos quem não a aceita, quem dela não cuida, quem a ela se faz indiferente, mas também os que a fazem crescer.
    A palavra de Cristo chegou para todos, mas o modo de acolhê-la é diferente, e por isso nos perguntamos: de que modo acolhemos em nossa vida?

    Senhor, nos ajude a viver com fidelidade ao evangelho, com fé e esperança que liberta e salva, e assim vivendo com alegria e produzindo frutos da Reino por onde passarmos. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário