De que lado estamos?

Quarta-feira da 24ª Semana do Tempo Comum

17 de setembro de 2025

 

Leituras:

1Tm 3,14-16

Sl 110(111),1-2.3-4.5-6 

Lc 7,31-35

(Acesse aqui)


Por Pe. Geraldo Martins

Quando as pessoas são contrariadas em seus projetos e desejos, elas fecham seu coração e, incapazes de acolher a verdade, rejeitam e resistem tudo o que lhes é contrário. Endurecem-se e procuram desacreditar os que trilham caminhos diferentes dos seus.

É disso que trata este trecho do evangelho de Lucas. João Batista, o precursor, e Jesus, o enviado de Deus, são rejeitados pelos fariseus e doutores da lei (cf. Lc 7,30) por não corresponderem às suas expectativas. De estilos diferentes, ambos anunciam a justiça de Deus e exortam o povo à conversão. São acolhidos pelos pecadores e publicanos (cf. Lc 7,29), mas ignorados pelos grandes e poderosos que lhes fazem oposição.

As desculpas para não crer em João Batista e em Jesus são as mais descabidas possíveis. Acusavam João de estar com o demônio por causa de sua austeridade. Jesus, por sua vez, era acusado de fanfarrão e amigo dos pecadores (cf. Lc 7, 33s). E nós, que desculpa damos para não acolher Jesus e sua palavra? Quais são nossas resistências? “Estaremos do lado dos ‘filhos da sabedoria’, ou do lado dos ‘garotos incontentáveis’ a gritarem na praça?” (Missal Cotidiano).

Senhor, abre nosso coração para acolher com alegria o teu Filho e não permitas que, por causa de nossos caprichos, nos fechemos à sua graça salvadora, resistindo à conversão que Ele exige dos que desejam entrar no Reino. Amém! 

Comentários

  1. Senhor, abre nosso coração para acolher com alegria o teu Filho e não permitas que, por causa de nossos caprichos, nos fechemos à sua graça salvadora, resistindo à conversão que Ele exige dos que desejam entrar no Reino. Amém

    ResponderExcluir
  2. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
    O amor é superior a todos os dons, pois é o próprio Cristo no meio de nós que nos chama a comunhão com ele, e é preciso es esforço para sermos bons.

    Não acolher a pessoa de Jesus, sua palavra, seu ensinamento é recusar o amor, tão claro, tão compreensível e tão presente em nosso meio.

    Senhor, nos ajude a acolher o seu Filho Jesus no nosso irmãos e irmãs e abra o nosso coração para a tua graça que nos liberta e nos converte para assim entrar no teu Reino. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário