O lugar e o tempo da oração

Terça-feira da 23ª Semana do Tempo Comum
9 de setembro de 2025

Leituras:

Cl 2,6-15

Sl 144(145),1-2.8-9.10-11

Lc 6,12-19

(Acesse aqui)


Por Pe. Geraldo Martins

A oração ocupa um lugar especial na vida de Jesus. Sua oração se dá num contexto de deserto e solidão. Por isso escolhe, como lugar, a montanha, e como momento, a noite. Além disso, é uma oração prolongada.

Sua atitude nos mostra que temos necessidade de estar a sós com o Senhor. A oração, portanto, exige certo grau de exclusividade que nem sempre observamos. Muitas vezes, nos pegamos em oração em meio a atividades quando deveríamos silenciar estas para nos concentrarmos unicamente em nosso diálogo com o Senhor.

Chama atenção também o fato de Jesus escolher os Doze apóstolos exatamente após uma noite de oração. Como sua atitude nos ensina a nós que, nem sempre, nos habituamos a nos colocar diante de Deus quando temos que tomar decisões importantes na vida!

Além disso, a oração como que robustece Jesus para a missão. Dela ele extrai a força, o ânimo e alegria para servir e falar à multidão que vai ao seu encontro para ouvi-lo e ser curada. A multidão não se decepciona. Não se contentando em apenas ouvir, procura também tocar em Jesus para sentir sua força libertadora.

Somos convidados a fazer parte desta multidão e sentir o chamado que Cristo nos faz para sermos seus apóstolos. Como seus seguidores, nossa missão é anunciar a Palavra de Cristo aos que a querem ouvir e curar os que anseiam por vida, esperança, cura, libertação.

Ó Cristo, ensina-nos a fazer da oração momento privilegiado de encontro com o Pai e dá-nos a disposição para dedicar tempo a esse encontro. Pela oração, fortalece-nos e ilumina-nos em nossas decisões e ações. Amém!

Comentários

  1. Somos convidados a fazer parte desta multidão e sentir o chamado que Cristo nos faz para sermos seus apóstolos. Como seus seguidores, nossa missão é anunciar a Palavra de Cristo aos que a querem ouvir e curar os que anseiam por vida, esperança, cura, libertação.

    Ó Cristo,

    ResponderExcluir
  2. Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
    Cristo é o fundamento, rocha, raiz de nossa fé e de nossa salvação; por isso também hoje é preciso estar atento para “filosofias vãs “, se querem nos reduzir.

    Jesus) coloca-se inteiramente nas mãos do Pai antes de escolher os discípulos, pois serão eles os continuadores da obra redentora.
    Jesus chamou a cada um dos discípulos pelo nome, e deu-lhes uma missão, pois, de agora em diante, serão eles o fundamento do novo povo de Deus.

    Senhor, nos ajude a fazer da nossa oração um momento de intimidade com o teu Filho Jesus. E assim conhecer o vosso Filho de perto, e nos deixar ser transformados, para que não tenhamos só palavras para oferecê-lo. Estamos aqui, toma conta de nós, transforma-nos, e nos ajude a colocar o Senhor e o seu Filho no centro de nossa vida. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário