Por que ver Jesus?

 Quinta-feira da 25ª Semana do Tempo Comum
25 de setembro de 2025

Leituras:
Ag 1,1-8
Sl 149,1-2.3-4.5-6a e 9b 
Lc 9,7-9

Por Pe. Geraldo Martins

O desejo de ver Jesus pode ter várias motivações. Há os que querem vê-lo por mera curiosidade, sem compromisso algum; os que o buscam por interesse, para se livrarem de algum mal que os incomoda, já que Ele cura de doenças e expulsa demônios; os que de fato reconhecem nele o salvador e o buscam para se tornarem seus discípulos, encontrando, assim, o sentido de sua vida.

Dadas as informações desencontradas que lhe chegavam sobre Jesus, Herodes também manifestou o desejo de vê-lo e procurava um modo de fazê-lo. O testemunho que davam de Jesus aguçou-lhe a curiosidade: “quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas” (Lc 9,9), perguntava-se “perplexo”. Tomado pela sede do poder e com um histórico de vida marcado pela maldade – mandou degolar João Batista (cf. Mt 14,3-12) -, certamente, não se somava aos que desejavam ver Jesus para se tornarem seus discípulos.

O interesse por Jesus nasce do desejo de saber quem Ele é, a partir do que se ouve falar dele. Contudo, sua identidade só é revelada a quem se abre à graça de Deus e se deixa conduzir pela luz do amor. Quem busca Jesus pensando apenas em si mesmo, por interesses egoístas, não o encontra. Por isso, devemos nos perguntar com sinceridade quais as razões que nos levam a querer ver Jesus.

Ainda hoje são muitos os que têm uma visão equivocada de Jesus e o confundem, não com João Batista, Elias ou um dos profetas (Lc 9,7s), mas com um curandeiro, um milagreiro, que promete riquezas aos seus seguidores (teologia da prosperidade). E há muitos que buscam um Jesus sem Cruz, distante dos pobres e excluídos, que ignora os pecadores e marginalizados. Esse Jesus não existe, por isso, não vão encontrá-lo.

Ó Pai, faz-nos encontrar teu Filho e reconhecê-Lo como nosso salvador e libertador. Que nos tornemos seus discípulos e discípulas e o anunciemos com alegria aos nossos irmãos e irmãs. Amém

Comentários


  1. Ó Pai, faz-nos encontrar teu Filho e reconhecê-Lo como nosso salvador e libertador. Que nos tornemos seus discípulos e discípulas e o anunciemos com alegria aos nossos irmãos e irmãs. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Leitura da profecia de Ageu.
    Não se trata apenas de levantar um templo, por mais belo que seja, mas sim fazer dele um Sinal de que Deus está presente e atuante no meio de seu povo.

    Os reinos deste mundo torna-se em inquietos diante da verdade do Reino de Cristo: Caminho , Verdade e Vida.
    Quem é esse do qual ouvimos falar todos os dias? Pergunta que devemos fazer a nós mesmos para que encontremos também a resposta: quem é Ele pra mim?

    Senhor, nos ajude a encontrar o teu Filho Jesus e sejamos capazes de testemunhar vivamente nossa fé e reconhecê-lo como nosso libertador, nosso salvador. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário