Seguir, não apenas admirar

Sábado da 25ª Semana do Tempo Comum

27 de setembro de 2025

São Vicente de Paulo – Memória

 

Leituras:

Zc 2,5-9.14-15a

Jr 31,10.11-12ab.13 (R. 10d)

Lc 9,43b-45

 

Por Pe. Geraldo Martins

Jesus termina sua missão na Galileia onde realizou muitos sinais e gestos em favor da vida, curando doentes, perdoando pecados, incluindo os marginalizados, mostrando o verdadeiro sentido da lei. Não à toa São Lucas registra que “todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia” (Lc 9,43b).

Essa admiração, no entanto, não refletia plena consciência de quem era Jesus. Tanto é verdade que, para dissipar qualquer dúvida a respeito do Messias que Ele era, Jesus anuncia, pela segunda vez, a paixão, morte e ressurreição que sofreria em Jerusalém para onde inicia sua caminhada, saindo da Galileia. Os discípulos, no entanto, “não compreendiam o que Jesus dizia” (Lc 9,45). Tudo mudará após a ressureição de Jesus.

Essa falta de compreensão do que diz Jesus também pode ocorrer conosco, mesmo experimentando em nossa vida a força e a luz de sua ressurreição. Corremos o risco de sermos simples admiradores do que Jesus fez e não nos comprometemos com seu projeto de vida para todos, a partir dos pobres, pequenos e simples. Isso explicaria tanta contradição em nossa vida e numa sociedade de maioria cristã.

Mais que admiradores, tornemo-nos seguidores de Jesus Cristo, verdadeiramente comprometidos com seu Evangelho que tudo ilumina e transforma. Eliminemos os medos que nos impedem de indagá-lo sobre sua pessoa, sua vida, seu projeto. Só assim teremos clareza de como nos tornar seus discípulos e discípulas.

Ó Cristo, ilumina nossa fé e nossa vida. Faze-nos passar da admiração por teus ensinamentos e gestos para o seguimento de teus passos e a prática de tua palavra. Amém

Comentários

  1. Leitura da Profecia de Zacarias.
    Quando Deus se coloca no meio de seu povo, não há necessidade de muros em volta de nossa cidades e casas, pois há verdadeiramente vida e liberdade.

    Jesus vai pouco a pouco revelando aos discípulos a realização final de sua missão, para que não criem ilusões ou apenas entusiasmo em torno dele.
    Decidindo nossa vida por Jesus Cristo, haveremos de estar dispostos segui-lo em sua paixão para podermos também experimentar sua ressurreição.

    Senhor, nos ajude a anunciar com amor o teu evangelho e que sejamos os primeiros a escutá-lo, e a colocar em prática os
    seu ensinamentos. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor, ensina-me a seguir suas pegadas passando do ensinamento para o testemunho da sua presença nos mais pobres e pequenos da sociedade. Amém! Abencoa - me pelo dom da minha vida concedido hoje trazendo saúde, paz e esperança.

    ResponderExcluir

Postar um comentário