Terça-feira da 27ª Semana do Tempo Comum
7 de outubro de 2025
Nossa Senhora do Rosário – Memória
Leituras (próprias):
At 1,12-14
Cânt.: Lc 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55
Lc 1,26-38
Por Pe. Geraldo Martins
Na memória de Nossa Senhora do Rosário, celebrada hoje, meditamos esse conhecidíssimo texto de São Lucas que narra a visita do anjo Gabriel à Virgem Maria para anunciar-lhe que ela será a mãe do salvador.
O papa Francisco gosta de repetir que Deus nos surpreende sempre. E é verdade. Quem poderia imaginar que Ele escolheria para ser a mãe de seu Filho uma jovem e de nome tão comum – designando sua simplicidade e pobreza - oriunda de uma cidade quase desconhecida, localizada na Galileia, região de muita pobreza! Maria é uma surpresa de Deus.
O anúncio do anjo revela dois aspectos da vida de Maria que a definem e mostram sua grandeza. Em primeiro lugar, ela é “plena de graça” (Lc 1,28). Isso significa que Deus ocupa todo o coração de Maria, razão pela qual o pecado não achou espaço em sua vida. Daí o convite do anjo: "alegra-te!". Quanto mais nos deixamos preencher por Deus, tanto menos daremos chance ao pecado que nos afasta do amor de Deus.
Em segundo lugar, o anjo revela que Maria será guiada pelo Espírito Santo e pela força do Altíssimo (Lc 1,35). Eis a razão de sua força. Por isso, ela não teme em se fazer serva do Senhor (Lc 1,38), abrindo-se inteiramente à vontade do Pai para assumir seu projeto de libertação do seu povo por meio de seu Filho Jesus.
Com seu sim, Maria participa intensamente nos mistérios da vida de Jesus. O Rosário a ela dedicado nos ajuda a celebrar sua alegria, suas dores e sua glória na participação nesse mistério. A oração do santo rosário ou do terço é uma forma singela e, ao mesmo tempo, vigorosa de demonstrar nossa devoção a Nossa Senhora.
Ensina-nos São Paulo VI que, “depois da celebração da Liturgia das Horas, ponto culminante a que pode chegar a oração doméstica, não há dúvida de que o Rosário da bem-aventurada Virgem Maria deve ser considerado uma das mais excelentes e eficazes orações em comum, que a família cristã é convidada a recitar” (MC, 54).
Ó Maria, intercede por nós e por nossas famílias. Ensina-nos o caminho do amor-serviço e, a teu exemplo, faze-nos servos e servas do Senhor, dizendo sempre sim ao seu chamado. Amém!

Amém
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirAmém 🙏
ResponderExcluirO Mae, Ensina-nos o caminho do amor-serviço e, a teu exemplo, faze-nos servos e servas do Senhor, dizendo sempre sim ao seu chamado. Amém!
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirComo Maria, nós cantamos a vitória de Cristo sobre a morte, e a esperança que brota no coração dos que amam a Deus e aos irmãos. Com nossa Senhora do Rosário aprendemos que meditar os mistérios da redenção é viver a fé com intensidade, é mergulhar no mais profundo deste mistério de amor, revelado a nós pelo Cristo. Essa comemoração de hoje foi instituída pelo Papa João Pio V.
ResponderExcluirLeitura dos Atos dos Apóstolos.
A presença de Maria, Mãe de Jesus, junto dos discípulos e das primeiras comunidades cristãs, foi sempre motivo de ânimo e de presença na fé e na oração
Chegou a hora do anúncio do ensinamento de Cristo, e por isso os apóstolos se mantinha unidos e perseverante na oração, junto com Maria.
Maria coloca como primeiro lugar em sua vida a vontade de Deus, e por isso é a “serva do Senhor “, que no Cristo quer nos servir com amor.
Palavras de Maria, palavras de todos os que tem grandeza de alma e gosto em cumprir a vontade de Deus: eis aqui vosso servo, vossa serva, Senhor!
Senhor, o Sol de justiça, a quem a Virgem Imaculada precedeu como aurora resplandecente, concedei-nos que caminhemos sempre à luz da vossa presença. E assim com a sua Palavra eterna que escolhestes Maria como arca incomparável para vossa morada, livrão-nos da corrupção do pecado. E nos ajude a dizer sempre sim ao teu chamado. Amém
Obrigado mãezinha, pois através do seu sim recebemos a salvação do seu filho Jesus.
ResponderExcluir