Movidos pela esperança

Quinta-feira da 34ª Semana do Tempo Comum

27 de novembro de 2025

 

Leituras:

Dn 6,12-28

Dn 3,68-70.71-72.73-74

Lc 21,20-28

Acesse aqui


Por Pe. Geraldo Martins

Continuamos acompanhando o sermão de Jesus, de cunho escatológico e linguagem apocalíptica, em que Ele fala do fim do mundo e de sua volta gloriosa. Os sinais que comunicam o fim do mundo – destruição de Jerusalém, sinais no sol, na lua e nas estrelas, povos angustiados etc (Lc 21,20.25) – não querem falar do futuro, mas comunicar que haverá um momento em que seremos julgados. Nesse dia, contará o que tivermos construído nesse mundo.

A esperança encontra-se na certeza de que o Filho do Homem (Lc 21,27) virá trazendo libertação e salvação – “levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima” (Lc 21,28). Eis o núcleo desta passagem bíblica: a esperança na libertação trazida por Jesus.

É preciso viver esta vida terrena sempre voltados para o Reino, nosso destino final. Jamais podemos perder de vista que fomos criados para viver na presença do Eterno e que essa vida junto dele, nós a construímos enquanto estamos neste mundo. Daí a necessidade de pautarmos nossas ações pela justiça, amor, solidariedade, partilha, compaixão e todos os valores do Reino.

A perseguição, o sofrimento, a dor, as dificuldades, longe de nos desanimar, devem constituir-se em desafios a serem superados pela fé e pela esperança no Senhor que vem, em sua glória, para nos fazer habitar ao seu lado.

Senhor, aumenta nossa esperança e anima nossas forças a fim de que perseveremos no chamado que nos fazes para participar na construção de um mundo novo, justo e fraterno, prenúncio de teu Reino que Jesus mostrou presente entre nós.

Comentários

Postar um comentário