Alegria e esperança!

Terça-feira da 4ª Semana do Advento

23 de Dezembro de 2025

 

Leituras (próprias):

Ml 3,1-4.23-24

Sl 24(25),4-5ab.8-9.10 e 14

Lc 1,57-66

Acesse aqui


Por Pe. Geraldo Martins

O nascimento de uma criança é sempre motivo de alegria, não só para a família, mas para todos os que com ela convivem. Não foi diferente com João Batista. Nesse caso, a alegria foi maior pelas circunstâncias especiais que envolveram sua concepção e nascimento. Os vizinhos e parentes de Isabel, certamente, souberam reconhecer o carinho e a ternura de Deus para com ela ao lhe dar a graça da maternidade, uma vez que era idosa e estéril. Como é belo alegrar-se com a alegria do outro e celebrar com ele sua vitória!

Na escolha do nome para a criança, Isabel, corajosamente, rompe com a tradição. Escolhe um nome que traduzia não só a missão a ser confiada ao menino como também o reconhecimento da ação de Deus em favor dela. Escolhe João, que significa “O Senhor é favorável” ou “Deus tem piedade”. João será, assim, sinal de esperança como, aliás, é todo nascimento de uma criança.

O louvor a Deus que sai da boca de Zacarias, que estava mudo, é próprio daqueles que reconhecem a graça de Deus e a ele se entregam confiantemente. Exaltar a grandeza e o favor de Deus é gesto de quem se sente assistido e amparado por Deus sempre. Isso se confirmará também em João Batista sobre quem pousará a mão do Senhor – “De fato, a mão do Senhor estava com ele” (Lc 1,66). Significa que terá a proteção de Deus. 

Deixemo-nos guiar por esses dois sentimentos que emergem do nascimento do Batista: alegria e esperança. Eles traduzem a presença amorosa de Deus em nossa vida e nos garantem sua misericórdia. Sentiremos, então, que a mão do Senhor também estará conosco.

Senhor, sê favorável conosco. Não nos deixes faltar, hoje e sempre, a alegria e a esperança que animam nosso viver e nos fazem perseverantes no teu amor. Amém!

Comentários

  1. Senhor, sê favorável conosco. Não nos deixes faltar, hoje e sempre, a alegria e a esperança que animam nosso viver e nos fazem perseverantes no teu amor. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Leitura da Profecia de Malaquias.
    eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor. O coração humano, quando está reconciliado com Deus, sabe reconhecer sua visita., Este é o dia do Senhor.
    Quem tem coração aberto, deixa Deus produzir continuamente seu amor nele e assim é iluminado sem cessar pela luz divina.

    o nome de João significa: “aquele que anuncia a misericórdia de Deus “. E essa misericórdia é o imenso poder de Deus que veio até nós.
    O nascimento de João Baptista, o preconceito foi revestido de sinais reveladores da sua importante missão.
    Todo nascimento traz alegria para toda a família, mas o de João Batista é dom em calculável, pois ele veio para preparar e anunciar a chegada do Redentor.

    Senhor, nos ajude a ser sinal do seu amor para todos os que sofrem, e assim tenhamos fé, esperança e alegria para espalhar por onde formos. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário