Plena de graça!

Sábado da 3ª Semana do Advento

20 de Dezembro de 2025

 

Leituras:

Is 7,10-14

Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6

Lc 1,26-38

Acesse aqui


Por Pe. Geraldo Martins

O anúncio do anjo a Maria revela o papel fundamental desta jovem no plano da salvação. Mostra a confiança de Deus na pessoa humana da qual quis se servir para realizar suas promessas. Meditemos sobre alguns aspectos desta passagem do evangelho de Lucas cuja riqueza nunca se esgota.

1. “O Senhor está com você!” (Lc 1,28) – Esta afirmação que o anjo faz ao saudar Maria é reveladora do quanto esta jovem da desconhecida cidade de Nazaré vivia sintonizada em Deus. Significa que ela é toda habitada por Deus, por isso, é "plena de graça" (Lc 1,28). Nela não havia lugar para o mal, para o pecado. Isso é motivo de imensa alegria. Conosco acontece o mesmo?

2.  “Como se fará isso?” (Lc 1,34) – É natural que Maria tivesse dúvida diante da proposta que recebe de ser a mãe do salvador - "Eis que você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe dará o nome de Jesus" ((Lc 1,31). A pergunta de Maria não traduz incredulidade, mas é busca de esclarecimento para melhor responder ao chamado de Deus. E nós, como nos posicionamos diante do chamado que Deus nos faz? Nossas dúvidas são de quem não acredita ou de quem procura a melhor forma para dizer sim?

3. “O Espírito virá sobre você” (Lc 1,35) – O medo não deve fazer parte da vida de quem crê. A fé faz a graça habitar em nosso coração eliminando todo o medo e insegurança. Quem tem a graça de Deus é conduzido pelo Espírito. Torna-se, portanto, instrumento de Deus e gera para o mundo a salvação oferecida por Deus. 

4. “Eis a serva do Senhor... Faça-se em mim” (Lc 1,38) – Fazer-se servo ou serva de Deus é próprio de quem confia na sua graça, na sua proteção, em seu amor e nas suas promessas. Tornar-se servo de Deus é o caminho de quem se deixa plenificar pelo Espírito Santo. Estamos seguindo esse caminho?

O Natal nos convida a seguir o exemplo de Maria. Devemos nos fazer canais por meio dos quais Deus vem ao encontro das pessoas, renovando-lhes a fé e a esperança. Caminhamos nessa direção?

Senhor, enche-nos com tua graça. Dá-nos teu Espírito a fim de que, como Maria, Mãe de teu Filho, também saibamos fazer-nos teus servos e servas a caminho de teu Reino. Amém!

Comentários

  1. O Natal nos convida a seguir o exemplo de Maria. Devemos nos fazer canais por meio dos quais Deus vem ao encontro das pessoas, renovando-lhes a fé e a esperança. Caminhamos nessa direção?

    ResponderExcluir
  2. Leitura do Livro do profeta Isaías.
    Acaz é frio em ouvir a palavra do profeta e fica fechado em si mesmo. Torna-se auto-suficiente. Mas é o Senhor quem rompe todo o coração petrificado.
    O sinal serve para suscitar a fé. Somente os humildes percebem e acolhem a ação divina. “Eis que uma virgem conceberá “, esse é o sinal.
    O profeta vê com clareza a vinda do Emanuel, o Deus conosco, a Aliança eterna que Deus fará com a humanidade.

    Maria acreditou nas palavras do anjo, embora estivesse ainda em inquieta diante do mistério. “Eis que considerasse e dará à luz um filho. “
    São belas e tocantes as palavras de Maria, as quais deveriam ser as de cada um de nós cristão: “Eis aqui serva do Senhor “.
    Jesus é a realização definitiva de todas as promessas do Antigo Testamento e Maria é a Senhora que se faz serva porque Deus é verdadeiro e único.

    Senhor, enche-nos com a tua graça, e que a exemplo de Maria procuramos acolher a palavra e, vivendo-a profundamente, possamos oferecê-la aos nossos irmãos e irmãs. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor dai-nos a graça de sermos servos fiéis imitando o exemplo da virgem Maria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário