A vitória que vem da confiança no Senhor

Quarta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

21 de janeiro de 2026

Santa Inês - Memória

 

Leituras:

1Sm 17,32-33.37.40-51

Sl 143(144),1.2.9-10

Mc 3,1-6

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Acuado pela força do gigante filisteu, chamado Golias (cf. 1Sm 18,4.23), o povo de Israel passava por maus momentos. Ninguém se atrevia a enfrentar o filisteu que a todos amedrontava. Davi se apresenta para enfrentá-lo e tem as bênçãos do rei Saul - "Vai, e que o Senhor esteja contigo" (1Sm 17,37).

A vitória de Davi sobre Golias ressalta que Deus está sempre do lado do pequeno e do injustiçado. Reflete inúmeras situações e realidades do povo de Deus na atualidade quando grupos são ameaçados em sua dignidade e seus direitos. 

Há, ainda, lutas interiores que exigem de nós força e estratégia para não nos deixarmos vencer e tombar. Porém, nenhuma luta será vitoriosa sem a confiança no Senhor. Dele é que vem a força que vence o inimigo. A coragem para enfrentar os Golias de hoje, e são tantos!..., só logrará êxito se for ancorada na certeza de que Deus combate a favor dos pequenos e pobres.

Essa luta desigual e exigente é também pela inclusão daqueles que a sociedade descarta. Jesus enfrentou a ira de seus opositores por agir com misericórdia e compaixão, trazendo para o meio os que a sociedade e o sistema colocam à margem, fazendo que sejam objeto da indiferença e do descarte. A cura do homem com mão seca começa com uma palavra que lhe resgata a dignidade antes de tudo: “levanta-te e fica no meio!” (Mc 3,3). Em seguida, há um questionamento se a lei permite ou não fazer o bem num dia de sábado. De novo Jesus ensina que a lei que deve estar a serviço da vida e da justiça. Por causa de sua atitude, Ele entra na mira de fariseus e herodianos que decidem eliminá-lo.

Inevitável, na leitura atualizada destes textos, não lembrar do testemunho corajoso do Papa Francisco que enfrentou dura oposição por buscar a inclusão dos que a sociedade exclui, como os casais homoafetivos e outros irmãos e irmãs que sofrem com a discriminação e o preconceito. Diante das guerras e da destruição da natureza, Francisco, - e agora Papa Leão -  foi como Davi a lutar contra gigantes cujos interesses passam longe de buscar o bem comum e construir a paz. 

Senhor Jesus, guiados pela confiança e pela coragem que nos vêm de teu amor, fortalece-nos no combate a toda discriminação e preconceito e não nos deixes desanimar diante das situações e conflitos que ameaçam a vida. Amém!

Comentários

  1. Leitura do Primeiro Livro de Samuel.
    Davi venceu o gigante filisteu, com uma funda e uma pedra. Pois Davi confiou em Deus e com sua fé leva Saul a crer que o Senhor está com Davi, com sua palavra ele envia o Davi vá o Senhor esteja contigo.
    O valentão acabou de ser morto com a sua própria espada.

    Jesus pergunta se é permitido no sábado fazer o bem ou fazer uma ?
    A palavra de Jesus e incomodou incomoda muita gente, porque não dá trégua a iniquidade e falsidade; por isso os fariseus decidem “Ele deve morrer”.
    Para Jesus o que importa é a vida e o bem das pessoas; por isso Ele as salvas, devolve-lhes a vida e reintegra-as na comunidade.

    O grande desafio para todos nós, em nossos dias, é fazer com que o evangelho de Cristo chega ao coração do homem e da mulher modernos. Vivemos numa sociedade marcada pela pluralidade, onde o efêmero torna-se duradouro e o relativo torna-se absoluto. O evangelho é a verdade é a redenção, que não passa com o tempo porque é palavra eterna. A palavra de Jesus incomodou no seu tempo e também incomoda hoje. Porém, se acreditamos, a apresentamos como proposta de vida e salvação para a humanidade.

    Senhor, nos a ter fé, coragem mesmo diante dos muitos desafios e conflitos, e nos ajude a ser fiel em nossa missão, e assim nos tornemos cada vez mais instrumento do Reino. Amém

    ResponderExcluir
  2. Há gigantes que nos parecem invencíveis. Há Golias que surgem não sei de onde somente para nos desanimar. Há gigantes que parecem até inofensivos, todavia são como gafanhotos que vem para atacar o plantio e atrapalhar a colheita. Estar atentos, vigilantes e com a fé acesa é nosso dever como Cristãos para que não caiamos em suas armadilhas.
    Que o Senhor não nos deixe faltar a coragem e a vontade de prosseguir vindas do seu amor para que possamos ser vencedores.
    Obs: Gratidão mano, por este manjar que me envia diariamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário