Evangelho: lâmpada no candeeiro

Quinta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

29 de janeiro de 2026

 

Leituras:

2Sm 7,18-19.24-29

Sl 131(132),1-2.3-5.11.12.13-14

Mc 4,21-25

Acesse aqui

 

Por Pe. Geraldo Martins

 

Após ouvir do profeta Natã que Deus é quem lhe construiria uma casa, isto é, lhe daria dinastia da qual jamais retiraria seu favor (cf. 2Sm 7,11.15), Davi faz uma oração, alicerçada na confiança, manifestando humidade diante da bondade de Deus por ficar sempre presente em seu reinado (2Sm 7,18-21); elevando um canto de louvor pelas maravilhas de Deus (2Sm 22-24) e apresentando um pedido para que Deus realize sua promessa (2Sm 25-29). 


Todos nós somos, continuamente, agraciados por Deus com favores que só alcançamos por causa da bondade dele. Como retribuímos a Deus as graças que Ele nos concede? Como é nossa oração diante da permanente proteção de Deus?


Davi colocou todo o povo em sua oração ao pedir: “abençoa a casa de teu servo” (2Sm 7,29), isto é, o Povo de Israel. E nós? Suplicamos também por nossa família eclesial?


No evangelho, Jesus faz duas comparações: a lâmpada que do alto ilumina a todos e a medida que cada um usa. Na primeira comparação, Jesus afirma que sua palavra, o evangelho, como a luz, deve ser colocado no candeeiro para iluminar o caminho de todas as pessoas. “A Sagrada Escritura não é privilégio só para alguns, mas é para todos. Por isso, deve ser posta ao alcance de todos. A fé recebida por mim deve ser posta ao serviço da minha comunidade e de todos os homens” (dehonianos.org).


A segunda sentença, da medida, é um alerta sobre nosso proceder em relação aos nossos irmãos e irmãs. A ninguém é permitido julgar o outro. Indica que Deus retribuirá a cada um de acordo com o zelo e atenção que der à sua Palavra.


Senhor, ouve nossa oração de louvor, de ação de graças e de súplica sempre que dirigimos a Ti. Dá-nos proclamar a todos tua Palavra que ilumina nossa vida e não permitas que julguemos nossos irmãos e irmãs. Amém! 

Comentários

  1. A fé recebida por mim deve ser posta a serviço da minha comunidade e de todas as pessoas. Ajudai- me senhor!

    ResponderExcluir
  2. Senhor, daime sabedoria para transmitir e encorajar a quem precisa seguir o caminho da fraternidade e o segmento da sua palavra.
    Amém 🙏🏾

    ResponderExcluir
  3. Leitura do Segundo Livro de Samuel.
    Davi reza reconhecendo que foi escolhido por graça: quem sou eu, Senhor Deus, e o que é a minha família?
    Davi roga por todos nós para que permanecemos sempre na presença de Deus.

    Aos que querem seguir Jesus aí estão algumas sentenças que indicam como são radicais suas exigências.
    É preciso que a mensagem do Evangelho seja transmitida com fidelidade e com coragem no nosso tempo e à nossa história, para atingir homens e mulheres por inteiro.

    Senhor, daí-nos humildade e ao mesmo tempo coragem a fim de não esconder a ação de Deus em nós. E assim ouve as nossas orações de súplicas, de louvor e de ação de graça. E que a nossa fé seja vivida com sinceridade e coerência em todos os ambientes onde frequentamos. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário