Reavivar o dom de Deus que há em nós

Segunda-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

Santos Timóteo e Tito - memória

26 de janeiro de 2026

 

 Leituras (próprias):

2Tm 1,1-8 ou Tt 1,1-5

Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10

Lc 10,1-9

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

Celebramos, hoje, a memória dos santos Timóteo e Tito, convertidos à fé por Paulo de quem se tornaram colaboradores na missão de evangelizar. Ambos mereceram de Paulo cartas com recomendações e exortações em relação ao trabalho missionário para o qual foram designados.

A exortação a Timóteo – “reaviva a chama do dom de Deus” (2Tm 1,6) – deve ressoar também em nossos corações cotidianamente. O precioso dom da fé precisa ser, continuamente, renovado em nós para não cairmos na frieza, na indiferença e no desânimo que levam ao fatalismo e à perdição.

Por meio da fé, Deus nos dá um espírito “de fortaleza, de amor e sobriedade” que nos impulsiona para a missão a fim de testemunhar Jesus Cristo e ser capaz de sofrer pelo evangelho (cf. 2Tm 1,7s). Como podemos reavivar esse dom em nós?

Enviados para ir aonde o próprio Jesus deveria passar, os discípulos que Ele escolhe têm a missão de transmitir a paz, gerar vida nova aos que estão dominados pelo o mal e mostrar que o Reino chegou (cf. Lc 10,5.9). Para que sua missão seja frutuosa, devem ser totalmente despojados, confiando plenamente na providência divina, não levando nada, e jamais perder o foco da missão (cf. Lc 10,4.7).

Conforme ensina o Papa Francisco a missão encontra sua força e eficácia na oração. Ela é itinerante, exige desapego e pobreza, traz paz e cura, sinais da proximidade do Reino de Deus. Ela não é proselitismo, mas anúncio e testemunho (cf. Angelus, 7.6.2019)

A evangelização é, portanto, um meio permanente de reavivar o dom de Deus no coração daqueles que, por uma razão ou outra, se deixam vencer pela tentação do desânimo ou até mesmo do abandono da fé. Todos podemos nos apresentar para essa missão na medida em que nos deixarmos guiar pelo espírito de fortaleza e sabedoria com que Deus nos reveste.

Espirito Santo, reacende em nosso coração a chama da fé e do amor, dons de Deus que nos fazem discípulos de Cristo a anunciar com alegria o Evangelho da vida. Amém!

Comentários

Postar um comentário