Missão em Humaitá

Acabo de chegar à cidade de Humaitá, localizada no sul do estado do Amazonas, para auxiliar a diocese de Humaitá por um período de quatro meses. Fraternalmente acolhido pelo bispo diocesano, dom Francisco Merkel, e pelas lideranças da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, a que servirei nesse tempo, já me sinto em casa. Claro, como bom mineiro, busco observar os costumes, indagar sobre a cultura local e inteirar-me do jeito amazônico de ser Igreja. Tudo é gratamente surpreendente!

Criada prelazia em 1961 com apenas dois municípios - Humaitá e Manicoré - Humaitá foi elevada a diocese em 1979. Mais tarde, o município de Apuí se integra à diocese, que passa a ter a extensa área de 135 mil km² e uma população de aproximadamente 140 mil pessoas. Essa área é seis vezes o tamanho da Arquidiocese de Mariana e tem o rio Madeira como principal meio de acesso da sede diocesana a Manicoré e às comunidades ribeirinhas.

Sob o pastoreio de seu quarto bispo, dom Francisco Merkel, que tomou posse no ano de 2000, a diocese de Humaitá é uma Igreja viva, alegre, animada, organizada, com forte presença e atuação dos cristãos leigos e leigas. Das oito paróquias que a compõem, três estão na cidade sede: São Francisco de Assis, sob os cuidados dos Frades Capuchinhos; São Domingos Sávio, com os padres verbitas, e Nossa Senhora Imaculada Conceição (catedral), sem pároco desde janeiro deste ano, sendo administrada pelo próprio bispo. É nesta paróquia que atuarei até o próximo  mês de novembro.

Os primeiros contatos e reuniões revelam que a diocese de Humaitá tem como marca a solidez da fé, plantada nestas terras nos séculos passados e muito bem alimentada e conservada pelos missionários que se sucederam ao longo dos anos. Aqui se tem uma Igreja comprometida com a comunhão e a participação através de comunidades bem estruturadas cuja força se faz notar no protagonismo dos leigos. Uma Igreja ministerial, constituída de comunidades vivas, que celebram com alegria e animação sua fé, vencendo, não sem sacrifícios, dificuldades como a escassez de presbíteros, as longas distâncias e os difíceis meios de acesso.

Uma bela cidade
Com cerca de 45 mil habitantes, segundo dom Francisco, a cidade de Humaitá nasce à margem esquerda do rio Madeira, principal afluente do rio Amazonas e importante hidrovia do estado do Amazonas, ligando Porto Velho à capital amazonense. A diocese de Humaitá possui uma área missionária denominada Beiradão, composta das comunidades ribeirinhas que se localizam, em sua maioria, às margens do Madeira.

Na cidade, chama atenção a orla, lugar de rara beleza, aprazível para descanso dos humaitaenses que aí se vão todos os dias, ao cair da tarde, para tomar sorvete, fazer seu lanche, brincar com as crianças, bater um papo descontraído, refrescar-se do calor, namorar... Da orla também se contempla o ir e vir dos barcos, algumas balsas de garimpeiros, luzes de pequenas casas, na outra margem do rio, abraçadas pela floresta, além do porto de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias, movimentando a cidade.

Da catedral, de estilo simples e nobre, construída junto à orla, a padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição fica a velar por seus filhos e filhas que navegam pelo Madeira em pequenas embarcações ou nos barcos maiores chamados “Recreios”, apinhados de gente que armam suas redes como podem para enfrentar as inúmeras horas de viagem. Quando as cheias trazem preocupação e incômodo às famílias humaitaenses, é à Virgem Imaculada que todos recorrem, pedido proteção e segurança. Não à toa, os festejos a ela dedicados em 8 de dezembro constituem a maior festa do município.

O charme das silenciosas bicicletas elétricas, em grande número pelas ruas, guiadas por gente de todas as idades, passa quase imperceptível diante do ronco dos motores dos carros e motocicletas que circulam pelas ruas da cidade. O comércio é forte e muitas lojas e estabelecimentos abrem suas portas também aos domingos. Os campi da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), juntamente com o 54° Batalhão de Infantaria de Selva (54ºBIS) do Exército Brasileiro, revelam a importância de Humaitá para o estado amazonense, além de oferecer oportunidade, especialmente à juventude, de poder sonhar com um futuro melhor.

Durante quatro meses, por graça especial de Deus, terei a oportunidade de conhecer a cidade e a diocese de Humaitá, seu povo, seus costumes, sua cultura, sua religiosidade, mas também suas lutas, seus dramas e a vida sofrida daqueles que o sistema exclui e descarta. Inspiram-me o exemplo de Maria e o testemunho de inúmeros missionários que deram sua vida pela vida da Amazônia e de seus povos.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ter notícias do senhor Pe.. desenhei minha mente o lugar da sua nova missão, descrita em cada palavra que o senhor escreveu os detalhes... Que sua nova missão, seja produtiva e abençoada como foi aqui passagem, onde o senhor deixou ensinamentos e saudades, muitas saudades
    Que a virgem Maria o proteja e lhe dê força e sabedoria nessa nova jornada.. que o divino Espírito santo sempre ilumine a sua vida..
    Espero nunca perder o contato com o senhor
    Parabéns pelo texto
    Abraços
    Cláudia Elaine
    Ninha

    ResponderExcluir
  3. Prezado Padre Geraldo, por tudo que relatou, percebo que Humaitá é uma cidade encantadora. Ainda existem lugares, onde se passeia à tardinha, onde pessoas se encontram para conversar, tomar sorvete.. Imagino deva ser mesmo um lugar especial.
    Tenho certeza de que trará para a comunidade muitas alegrias, claro, fortificando ainda mais a Fé em Deus. Sempre afirmo que o senhor tem o dom de cativar a todos. Em especial, as crianças que se sentem acolhidas, aparadas, alegres por estar diante da Casa de Deus.
    Que sua Missão traga ao senhor muita alegria, realizações. Que Deus proteja todos da Diocese, claro, em especial as crianças, que precisam se inspirar cada vez mais nos ensinamentos de Deus, para se manter " Firmes na Fé"(Padre Simões).
    Espero sempre receber notícias do senhor.
    Claro, estarei atenta às notícias desta Diocese, pela qual já tenho grande apreço.
    Deus o abençoe.
    Raquel Simões

    ResponderExcluir
  4. Boa noite adorei ter noticias suas desejo que tenha muito sucesso nessa nova caminhada já estou com saudade de você manda mais noticia pra mim .

    ResponderExcluir
  5. Prezado Amigo, desejo que sua missão nas terras amazônicas seja um grande momento de enriquecimento cultural e religioso. Como um padre que não consegue viver a vocação se não for enfrentado desafios, rogo a Deus para que lhe dê força e energia para viver plenamente mais este belo desafio. Sabemos que toda terra é terra de missão, mas esta aí é especial, pois com desprendimento você atende a um apelo do nosso abençoado Papa Francisco e vai ver e sentir de perto "os Novos Caminhos para a Igreja e uma Ecologia Integral". Que a Virgem Imaculada lhe Cubra de bençãos.
    Sebastião E. Bonifácio

    ResponderExcluir
  6. Que legal. Que bom saber que o senhor está gostando daí. Que Nossa Senhora da Glória te de muita sabedoria nessa missão. Um abraço.
    Regiane

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber notícias do senhor...que bom que i senhor esta gostando...o senhor deixou muitas saudades...

    ResponderExcluir
  8. Seja bem vindo padre Geraldo á nossa cidade.Estamos aqui pra aprendermos com o senhor👐espero que fique por uns anos conosco 😄.

    ResponderExcluir
  9. Meu mano, querido!
    Que bom ler seu impecável texto. Chega a ser uma fotografia do lugar... Dá para fazermos uma bela caminhada aí, ao seu lado, seja pelas ruas, pela orla do Rio Madeira e nas pequenas ou grandes embarcações. Alegro-me em saber que já está se sentindo "em casa". Que a sua missão seja como você protagonizou "... na troca de experiência, dar a sua contribuição para que a luz do Evangelho chegue ao coração de todos/as".
    Quanto a mim, sinto-me privilegiada (rs), certa de que se lembrará de mim todas as vezes que pensar, se aproximar ou celebrar na "Imaculada" Conceição. Unidos pela força da oração, sempre! Um super abraço.
    Sua mana, fã e admiradora.
    Até breve. Imaculada Dias.

    ResponderExcluir
  10. Pe. Geraldo, Boa Noite! Q bom encontrá-lo...Qdo criança (cerca de 25 anos atrás) fui seu coroinha no distrito de Rodrigo Silva/MG. Gostaria muito de vê-lo pessoalmente de novo. Gde abraço! Fabrício.

    ResponderExcluir
  11. Louvamos e agradecemos ao Senhor pela abençoada oportunidade de tê-lo em nossa paróquia Padre Geraldo. Com esse "jeitinho mineiro de ser", chegou cativando a todos com seu carisma e olhar amigo. Que sua estadia em nossa humilde cidade, porém não menos aconchegante, seja uma experiência inesquecível. E como diz padre Harnoldo: copiosas bênçãos. 🤗

    ResponderExcluir
  12. Padre Geraldo, nosso tão querido páraco e amigo! Que belo texto. Fiz uma viagem aqui!
    É a nossa segunda despedida né? De um até breve que novamente o tempo se encarregará com a suavidade do passar dos dias e sei que vamos nos encontrar em breve para colocar o papo em dia!
    Receba meu abraço fraterno e de saudades de uma de suas pupilas. Deus abençoe sua missão, Nossa Senhora passe à sua frente! Até breve!

    ResponderExcluir
  13. Padre Geraldo, muito bom ter notícias suas! Infelizmente, não consegui me despedir aqui em Passagem, e tivemos muito pouco tempo de conversa após minha saída para o doutorado e retorno às atividades no IFMG. Mas sua presença aqui no distrito sempre foi muito marcante, e era sentida mesmo sem que nos encontrássemos. Tenho certeza de que a sua presença em Humaitá e no estado do Amazonas, em nosso contexto atual de ameaça e destruição, será muito importante e fará a diferença. Espero que sua missão aí seja tão relevante e importante quanto enquanto esteve por aqui. A Núria te manda também um grande abraço. Se precisar de algo por aqui, estou à disposição. Fico feliz em saber que posso ter notícias suas por este blog. Seus textos são como suas falas: muito claras, serenas e contundentes. Um fonte abraço da sua amiga Ana Elisa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário