Igreja deve estar no mundo, diz assessora do encontro diocesano de leigos

Pe. Geraldo Martins 

A assessora do encontro de leigos da diocese de Humaitá, professora Carlúcia Maria da Silva, disse, na manhã deste sábado, 24, que a razão de ser da Igreja é “estar no mundo”. Ela destacou o Concílio Vaticano II como sendo fundamental para a compreensão da missão da Igreja no mundo. “O Vaticano II trouxe novo olhar e novo agir para nós, leigos e leigas. Quando falamos em Igreja, pensamos em Igreja-Povo de Deus. Devemos nos perguntar qual é a parte que nos responsabiliza e nos compromete, enquanto cristãos leigos e leigas”, disse.

O encontro de leigos começou nesta sexta-feira, 23, no Salão Dom José, em Humaitá. Agentes de pastoral das três paróquias da cidade participam da reunião, que conta também com a presença do vice-presidente do Conselho para o Laicato do Regional Noroeste da CNBB (Acre, Rondônia e sul do Amazonas), Carlos de Oliveira Silva.

Carlúcia chamou a atenção para a necessidade de os leigos e leigas se encontrarem para aprofundar o conhecimento de sua fé e de sua vocação. “Assim como os padres e bispos têm suas reuniões, também nós leigos e leigas precisamos nos reunir”, disse. Segundo a assessora, é preciso recordar sempre que os cristãos leigos e leigas são sujeitos eclesiais, na Igreja e na sociedade. “O que é sujeito? É aquele que age. Ele é o protagonista, aquele que tem papel chave para que a ação aconteça”, explicou.
A assessora apresentou também as principais ideias da encíclica Laudato Si, do papa Francisco. Recordou que esse documento é a base para o sínodo para a Amazônia que se realizar, no mês de outubro, em Roma. “A Amazônia é decisiva para o futuro e o presente do mundo”, disse Carlúcia. Ela ressaltou, também, alguns temas trazidos pelo Instrumento de Trabalho para o sínodo para a Amazônia como a exploração das riquezas da região amazônica, a urbanização, o crescimento das atividades agropecuárias, extrativistas e madeireiras, a cultura do consumo e do descarte. 
 
Cerca de 35 pessoas participam do encontro que, neste sábado, encerra suas atividades às 17h. O grupo retorna amanhã, participando da missa às 6h15, presidida pelo bispo da diocese de Humaitá, dom Francisco Merkel.


Comentários