A Palavra se faz vida

Testemunho e perseverança

Lc 21,12-19

Por Pe. Geraldo Martins

A perseguição e o sofrimento são ocasião propícia para dar testemunho de nossa fé. Muitos deles são resultado de nosso seguimento a Jesus Cristo. As primeiras comunidades cristãs sentiram isso na pele! E quanto testemunho, regado com sangue, nasceu dessa perseguição, gerando novos cristãos.

O que não pode faltar nessa hora? A certeza da presença de Deus que cuida, protege e defende os que seguem seu Filho Jesus. É de Deus que vem nossa defesa – “façam o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa, porque eu lhes darei palavras tão acertadas que nenhum de seus inimigos poderá resistir ou rebater” (Lc 21,15-16). É Jesus quem nos garante isso e como são verdadeiras suas palavras!

Deus cuida de nós e, às vezes, a gente nem percebe – “vocês não perderão um só fio de cabelo de sua cabeça” (Lc 21,18). Esta proteção divina "não significa que o cristão não deva sofrer dano algum, mas que todo sofrimento será recompensado e nada será perdido, nem sequer um cabelo” (Missal Cotidiano). Portanto, todo aquele que suporta o sofrimento em Jesus Cristo, receberá sua recompensa.

Tudo isso exige perseverança – “é permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida” (Lc 21,19). Só assim alcançaremos o Reino definitivo. Lembra o Papa Francisco que "os discípulos de Cristo não podem permanecer escravos dos medos e das angústias; pelo contrário, são chamados a viver a história, a deter a força destruidora do mal, com a certeza de que a ternura providente e tranquilizadora do Senhor acompanha sempre a sua ação de bem” (17.11.2019).

Testemunho, confiança e perseverança. Eis o tripé sobre o qual devemos assentar nossa vida para alcançar a santidade a que somos vocacionados.

Faze, Senhor, que trilhemos o caminho do testemunho, da confiança e da perseverança a fim de que recebamos a recompensa que nos vem de teu amor. Amém!

Comentários

  1. Deus está sempre cuidando de nós e às vezes não paramos para perceber quão grande amor Ele têm para com cada um de seus filhos principalmente os mais vulneráveis.

    ResponderExcluir
  2. Leitura da profecia de Daniel.
    O Profeta demonstra amor à verdade, sem medo de perder o prestígio e a proteção dos Poderosos será que isso tem implicância em nossos dias?


    A mensagem do Evangelho anula os privilégios das classes constituídas, e todo apóstolo deve colocar plenamente sua confiança no Senhor.
    Não é fácil viver a fé em meio a Perseguição, mas consolar consoladoras são as palavras de Cristo:" é permanecendo firmes que ireis ganhar a vida".

    Senhor, nos ajude a trilhar o caminho da fé da confiança e da perseverança e receber a recompensa que vem do teu amor. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário