A Palavra se faz vida

Ir para outra margem

Mt 8,23-27

Por Pe. Geraldo Martins

Esta cena de Jesus atravessando o mar com seus discípulos e a barca sendo tomada pelas ondas permite-nos comparar o mundo com o mar e a vida com a barca. A tempestade que provoca ondas ameaçadoras são as dificuldades, os problemas, as dores e os sofrimentos de toda ordem que, vez ou outra, se abatem sobre nossa vida. Nossa missão é atravessar para outra margem, mas nem sempre esta travessia é tranquila.

Tudo isso retrata a vida daqueles que se dispõem a seguir Jesus Cristo que jamais se ausenta da barca de sua vida. Mesmo assim, diante do perigo, eles sentem medo, sobretudo ao perceber que Jesus dorme durante a tempestade. Esta é a razão de seu medo e insegurança.

O sono de Jesus sugere sua confiança sua total no Pai que não deixa seus filhos e filhas naufragarem. Pelo sim, pelo não, os discípulos, reconhecendo a própria limitação, recorrem a quem pode salvá-los e gritam por socorro – “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo” (Mt 8,25). Admitem a própria fraqueza e reconhecem que só Jesus pode garantir a segurança da travessia. 

Jesus os atende, não sem antes repreendê-los pela pouca fé – “Por que vocês têm tanto medo, homens fracos na fé?” (Mt 8,26). Uma repreensão que chega a nós quando também atravessamos as tormentas da vida e sentimos como se Deus estivesse ausente ou dormindo. Contrário à fé, o medo nos impede de perceber a ação de Deus e sua força que garante o êxito da travessia da barca de nossa vida no mar revolto.

A barca pode ser comparada ainda à Igreja, à comunidade de fé. Ela também passa por crises e situações de tormenta. Quem entra nessa barca precisa estar disposto a enfrentar as dificuldades, confiante que Jesus não a deixará soçobrar. Não nos esqueçamos, no entanto: Deus sabe a hora de agir e intervir. Confiemos nele e Ele agirá. 

Ó Cristo, fortalece nossa fé a fim de que enfrentemos com coragem o mar revolto que somos chamados a atravessar no cotidiano da vida. Tua presença é certeza de que não naufragaremos. Fica conosco e atende sempre nosso grito por vida e salvação. Amém!

Comentários

  1. Nossa Missão é atravessar para outra margem,mais nem sempre a travessia é tranquila.

    ResponderExcluir
  2. Na leitura tirada do livro do Gênesis. Deus nos fala.
    Os pecadores com os olhos voltados para o testemunho e a vida dos justos devem se encorajar e voltar decididamente para o Deus da vida e da Misericórdia.

    Quando não "acordamos" para o ensinamento do Evangelho, corremos grande risco neste mundo, muitas vezes voltado para si mesmo, deixando Deus de lado.

    Senhor, fortalece nossa fé, nos ajude a enfrentar o mar revolto, a não abandonar a barca nas horas das crises e tormenta, nos ajude a enfrentar as dificuldades confiante em ti, nos ajude a saber espera a hora que Deus vai agir. Ó meu Deus tenda o nosso grito de socorro por vida e salvação. Acalma o mar das nossas dores, das dificuldades, dos problemas e Sofrimentos que vez ou outra abate sobre nós, nos ajude a atravessar para a outra margem sem desistir. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor, põe no meu coração a certeza de que o Ressuscitado está comigo e me dá força nos momentos de tribulação. E, assim, eu dê provas de que a minha fé é segura .

    ResponderExcluir
  4. Jesus permanece sempre conosco na barca da nossa vida..Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário