Leigos da diocese de Humaitá aprofundam reflexão sobre sua missão na Igreja e na sociedade


Pe. Geraldo Martins

“Todos somos responsáveis pelo mundo em que vivemos. É preciso acordar para esta nossa responsabilidade”. A afirmação é do bispo de Humaitá (AM), dom Francisco Merkel, na abertura do encontro diocesano dos cristãos leigos e leigas, na noite desta sexta-feira, 23, no Salão Dom José, em Humaitá. “Encontros como esse são para recordar e despertar os cristãos leigos e leigas para sua missão. Queremos, novamente, tomar consciência de nossa missão”, acrescentou o bispo.

O encontro reúne leigos e leigas das três paróquias de Humaitá e tem como tema “Cristãos leigos e leigas na Amazônia, batizados e enviados em missão”, inspirado no texto bíblico do livro do Êxodo “Eu vi, ouvi e desci” (Ex 3,7-8), proclamado na abertura do encontro. 
 
“Deus fez uma promessa de tirar seu povo do sofrimento no Egito. Ele ouve também os nossos gritos quando clamamos por Ele”, disse Maria Linda, da paróquia São Francisco, ao comentar o texto, durante a oração que abriu a reunião. “Deus não nos quer, leigos e leigas, só sentados nos bancos das igrejas, mas temos que arregaçar as mangas e ir ao encontro de quem precisa, em busca de quem mais sofre”, completou.

O encontro terá a assessoria da mineira Carlúcia Maria da Silva que destacou o encontro como oportunidade para confirmar o compromisso dos cristãos leigos e leigas. “Temos uma missão na Igreja, mas também fora dela. Precisamos anunciar ao mundo a razão de nossa fé e de nossa esperança”, disse. 

O vice-presidente do Conselho para o Laicato do Regional Noroeste da CNBB, Carlos de Oliveira Silva, também destacou a vocação dos leigos na Igreja e no mundo. “Precisamos ter consciência de nossa vocação. Se não for assim, não seremos sujeitos que têm consciência do que fazem. Nossa vocação não é para dentro da Igreja, mas temos que sair da Igreja para exercer nossa vocação nas várias realidades”, destacou o coordenador. 

 Segundo o coordenador do laicato na diocese de Humaitá, Leno França de Freitas, o encontro quer ajudar os leigos a compreender o sentido de sua missão na Igreja e na sociedade e sublinhou que os leigos é que “fazem as comunidades”.  

O encontro prossegue neste sábado, 24, com palestras e trabalhos em grupos. No domingo, 25, os trabalhos serão abertos com a missa às 6h15, na catedral de Humaitá, presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco Merkel. Após a missa, as atividades continuam no Salão Dom José até o meio dia.

Comentários