Saudação à paróquia São João Batista

“Ele vem depois de mim. E eu não sou digno de lhe desamarrar a correia das sandálias” (Jo 1,27)

Aos irmãos e irmãs da paróquia São João Batista em Viçosa, minha nova família,
Alegria e paz no Senhor!

Recebi com alegria, no dia 13 de novembro passado, o pedido de nosso arcebispo, dom Airton, para caminhar com vocês na função de pároco desta animada paróquia. Volto de uma missão de quatro meses na diocese de Humaitá, no sul do estado do Amazonas, e trago, na bagagem, a disposição de, junto com vocês, dar continuidade aos trabalhos de evangelização que marcam a bonita história desta jovem paróquia. Louvor e gratidão a Deus que, por meio da Igreja, me chama para esta nova missão!

Desde que soube que viria para São João Batista, coloquei-me em atitude de oração por todos vocês e de reflexão sobre este novo serviço que a bondade de Deus me confia. O desejo que nasce em meu coração é o de seguir os passos de nosso padroeiro, São João Batista, especialmente, nos caminhos da Profecia, do Testemunho e da Pobreza. Com ele quero aprender a preparar continuamente os caminhos do Senhor (cf Jo 1,23).

Trilharemos juntos esse caminho revestindo-nos da simplicidade e da humildade que fazem de nosso profeta “o maior dentre os nascidos de mulher” e, ao mesmo tempo, “o menor no Reino dos Céus” (cf. Lc 7,28). Sob seu patrocínio e inspiração queremos apontar a todos os irmãos e irmãs o Cordeiro de Deus (cf. Jo 1,36) a fim de que, em seus corações, nasçam o desejo e a decisão de ir, ver e ficar com Ele (cf Jo 1,39).

Saúdo com carinho fraterno os/as agentes de todas as pastorais, movimentos, associações, ministérios e serviços presentes nesta já amada paróquia. Agradeço-lhes por seu testemunho de fé, amor e serviço que torna presente entre nós o Reino revelado por Jesus. Deus me dê a graça de me somar a vocês na sublime tarefa de levar a todos os cantos de nossa paróquia a alegria do evangelho que “enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG, 1). Devemos chegar, em primeiro lugar, às periferias geográficas e existenciais, “que precisam da luz do Evangelho” (EG 20), tornando-nos cada vez mais uma Igreja em saída como nos pede o papa Francisco e nos orienta nosso Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE 2016-2020).

Penso, então, carinhosamente, nas crianças e adolescentes, nos jovens, nos estudantes, nos idosos, nas famílias, nos enfermos, nos pobres, nos que sofrem discriminação e preconceito, nos que pensam diferente de nós, nos irmãos e irmãs de outras igrejas cristãs ou de outras religiões, nos que lutam por uma sociedade justa e fraterna, nos desempregados, nos sem teto e nos que são vítimas da violência e do sistema político-econômico que nem sempre serve à vida nas suas mais variadas expressões.

No espírito de uma Igreja sinodal e ministerial, somos chamados a intensificar a comunhão e a participação entre nós através de nossas assembleias, conselhos, reuniões, encontros e cursos de formação. Seja cada vez mais forte também nossa comunhão fraterna com as paróquias de nossa cidade – Santa Rita, Nossa Senhora de Fátima, São Silvestre, -, Capelania da UFV, bem como com as que compõem nossa Forania de Viçosa e a nossa Região Leste, em união com nossa querida Igreja particular de Mariana.

A feliz coincidência de minha acolhida nesta paróquia com a celebração da solenidade da Imaculada Conceição de Maria me dá a certeza de que não nos faltarão sua proteção e carinho maternos. Ela nos inspire a fidelidade ao ‘sim’ que demos a Deus, a disposição para o serviço ao Reino, a solidariedade aos pobres e excluídos e a luta que devemos empreender em favor de uma sociedade justa e fraterna, que respeita a vida e cuida de nossa Casa Comum.

São João Batista, profeta-precursor, fazei-me irmão entre irmãos e intercedei por todos nós!

Viçosa, 8 de dezembro de 2019

Pe. Geraldo Martins

Comentários

  1. Amém!!! Que cada dia de caminhada Seria de LUZ!! Deus o abençoe!!!
    Grande e fraterno abraço meu mano!!🙌💖

    ResponderExcluir
  2. Oi Padre Geraldo! Feliz Natal e um 2020 nas graças de Deus. Saudades do sr. Célia e Chiquiito de Passagem de Mariana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário