A Palavra se faz vida

Quarta-feira – 23.09.20

Evangelho: Lc 9,1-6

 A missão é a essência do ministério de Jesus que a confiou também aos apóstolos. Lucas apresenta três atitudes de Jesus para com os apóstolos antes de confiar-lhes a participação na sua missão. Em primeiro lugar, Ele os capacita dando-lhes seu poder e autoridade para vencer o mal. Em seguida, os envia para proclamar o Reino e curar as doenças. Finalmente, apresenta-lhes as exigências da missão - total despojamento e confiança inabalável na providência divina – e faz uma advertência sobre a rejeição que poderão sofrer.

Essa missão para a qual Jesus enviou os doze apóstolos, hoje, é confiada a todos os batizados, ou seja, à Igreja. São Paulo VI já o dizia na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi quando afirmou: “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na santa missa, que é o memorial da sua morte e gloriosa ressurreição” (EN 14).

Devemos nos perguntar sempre se temos cumprido nossa vocação missionária herdada da Igreja da qual fazemos parte. Há muitas situações de antivida que só se resolverão com a luz do Evangelho. E cabe a nós levá-la seja por meio da pregação, seja através do testemunho ou do serviço. Devemos ajudar nossos irmãos e irmãs a fazerem a maravilhosa experiência do encontro com Jesus que salva e liberta.

Inspirem-nos as palavras dos bispos da América Latina e Caribe na Conferência de Aparecida: “Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp 29).

Cristo, missionário do Pai, enche-nos com a alegria de teu Evangelho e fortalece-nos na missão de anunciar-te ao mundo a fim de que todos sejam “libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento” (EG, 1). Amém.

Comentários