A Palavra se faz vida

Quinta-feira – 24.09.20

Evangelho: Lc 9,7-9

O desejo de ver Jesus pode ter várias motivações. Há os que querem vê-lo por mera curiosidade, sem compromisso algum; os que o buscam por interesse, para se livrarem de algum mal que os incomoda, já que Ele cura de doenças e expulsa demônios; os que de fato reconhecem nele o salvador e o buscam para se tornarem seus discípulos, encontrando, assim, o sentido de sua vida.

Dadas as informações desencontradas que lhe chegavam sobre Jesus, Herodes manifestou o desejo de vê-lo e procurava um modo de fazê-lo. O testemunho que davam de Jesus aguçou-lhe a curiosidade: “quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas” (Lc 9,9), perguntava-se “perplexo”. Tomado pela sede do poder e com um histórico de vida marcado pela maldade – mandou degolar João Batista -, certamente, não se somava aos que desejavam ver Jesus para se tornarem seus discípulos.

O interesse por Jesus nasce do desejo de saber quem Ele é a partir do que se ouve falar dele. Contudo, sua identidade só é revelada a quem se abre à graça de Deus e se deixa conduzir pela luz do amor. Quem busca Jesus pensando apenas em si mesmo, por interesses egoístas, não o encontra. Por isso, devemos nos perguntar com sinceridade quais as razões que nos levam a procurar ver Jesus.

Ainda hoje são muitos os que têm uma visão equivocada de Jesus e o confundem, não com João Batista, Elias ou um dos profetas (Lc 9,7s), mas como um curandeiro, um milagreiro, que promete riquezas as seus seguidores (teologia da prosperidade). E há muitos que buscam um Jesus sem Cruz, distante dos pobres e excluídos, que ignora os pecadores e marginalizados. Não vão encontrá-lo.

Nesse dia em que celebramos Nossa Senhora das Mercês, devoção surgida na Espanha, no século XIII, peçamos sua intercessão a fim de que busquemos seu Filho com o vivo e único interesse de nos tornarmos seus discípulos e discípulas. O nosso testemunho desperte em todos o desejo de procurar Jesus para nele encontrar vida e salvação. Amém!

 

Comentários