A Palavra se faz vida

Quinta-feira – 15.10.20

Evangelho: Lc 11,47-50

Encerrando suas palavras aos fariseus e doutores da lei, Jesus reafirma a estes que a religião e fé não se sustentam com rótulos, antes, elas se mostram através de práticas que traduzem fidelidade à Palavra de Deus. Lembremo-nos de que Jesus está na casa de um fariseu que o convidou para jantar. Nem assim ele se sente inibido ou constrangido para dirigir palavras duras que soam como maldição aos seus interlocutores. De fato, a profecia não se cala diante de comportamentos incoerentes e inautênticos que precisam de correção.

Dos doutores da lei Jesus chama a atenção por sua resistência aos enviados por Deus, os profetas, entre os quais, o próprio Jesus – vocês constroem túmulos para os profetas (Lc 11,47), e por sua autossuficiência que os leva a se sentirem donos da religião e juízes das pessoas – vocês se apoderaram da chave da ciência. Vocês mesmos não entraram e ainda impediram os que queriam entrar (Lc 11,52).

Se olharmos ao nosso redor, constataremos que esse espírito dos doutores da lei está presente em muitas pessoas que, ao invés de se preocuparem com sua prática de fé para que seja autêntica e verdadeira, gastam seu tempo a vigiar a vida de seus irmãos e irmãs, cobrando-lhes o rigorismo da doutrina e da norma, esquecendo-se do evangelho da misericórdia e do amor. Apegados a um tradicionalismo que fere o evangelho, colocam-se como juízes de seus irmãos e irmãs na fé, sentindo-se no direito, mais que isso, no dever de corrigir a todos como se tivessem “a chave da ciência”, ou seja, da verdade. Aos que assim procedem, repita-se a palavra de Jesus: “Ai de vocês...”.

Inspira-nos, hoje, o caminho de uma fé autêntica, a grande mística e doutora da Igreja, Santa Tereza de Ávila. Sua profunda adesão a Jesus Cristo levou-a ao mais alto grau de intimidade com ele, buscando sempre mais o caminho da perfeição. Sua experiência de Deus tornou-a convencida de que quem tem Deus, tem tudo. Ele nos basta.

Com Santa Tereza rezamos:

Eleva o pensamento, ao céu sobe
Por nada te angusties, nada te perturbe
A Jesus Cristo segue com coração grande
E venha o que vier, nada te espante


Vês a glória do mundo? É glória vã
Nada tem de estável, tudo passa!
Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa!


Aspira às coisas celestes, que sempre duram
Fiel e rico em promessas, Deus não muda
Ama-o como merece, bondade imensa
Mas não há verdadeiro amor, sem a paciência!


A confiança e fé viva mantém a alma
Quem crê e espera, tudo alcança

Deus não muda! A paciência... tudo alcança!

Do inferno acoçado, embora se veja
Enganará seus furores, quem a Deus tem
Que lhe venham desamparos, cruzes e desgraças
Sendo Deus, o seu tesouro, nada lhe falta!

Ide, pois, bens do mundo, pois tudo é nada
Ainda que tudo percas, só Deus basta!

Quem a Deus tem, nada lhe falta
Só Deus basta!

Comentários

  1. "Quem crê e espera tudo alcansa!"
    Amém!! 🙌🙏

    ResponderExcluir
  2. "Quem a Deus tem, nada lhe falta
    Só Deus basta!"


    ResponderExcluir
  3. O qto as reflexões me fazem sentir e viver as mensagens que o Sr publica. Alimentam também a minha esperança de dias melhores. Aprendi a valorizar a palavra ouvindo Sr. Sou grata por Isso.!Forte abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário