A Palavra se faz vida

Sábado – 17.10.20

Evangelho: Lc 12,8-12

Dar testemunho de Cristo. Esta é a missão de toda pessoa que recebe o batismo em seu nome e se assume cristã. O testemunho torna-se, assim, condição para que a pessoa seja reconhecida como discípulo e discípula de Jesus. Deduz-se, portanto, que não basta dizer-se cristão, mas é necessário comportar-se como tal e anunciar o nome, a vida, a pessoa de Cristo a fim de que todos se tornem seus discípulos e discípulas.

Renegar a Cristo significa não comprometer-se com suas causas e seu projeto, não reconhecê-lo como Salvador e Libertador, ignorar seus ensinamentos e negar a cruz como instrumento de salvação. Quem assim age, não conhecerá a salvação, pois, “todo aquele que me negar diante das pessoas será negado diante dos anjos de Deus” (Lc 12,9), diz Jesus. Já agimos assim alguma vez?

Para dar testemunho de Jesus, precisamos nos abrir ao Espírito Santo. Dele é que nos vem a luz, a força, a sabedoria e a inspiração que nos tornam capazes de anunciar o Cristo. O Espírito Santo é que nos torna conscientes da remissão dos pecados alcançada pelo sangue que Cristo derramou na Cruz e age em nós quando somos desafiados em nosso testemunho de Cristo diante do mundo. Por isso Jesus alerta que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada (Lc 12,10) e que, nos momentos de tribulação, não precisamos nos preocupar porque o Espírito Santo nos ensinará tudo que deveremos dizer (Lc 12,12).

Afinal, o que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? Segundo São João Paulo II, “a blasfêmia não consiste propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras; consiste, antes, na recusa de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem, mediante o mesmo Espírito Santo agindo em virtude do sacrifício da Cruz”. E continua o papa: “A blasfêmia contra o Espírito Santo consiste exatamente na recusa radical de aceitar esta remissão, de que Ele é o dispensador íntimo e que pressupõe a conversão verdadeira, por Ele operada na consciência” (Encíclica Dominum et Vivificantem sobre o Espírito Santo na vida da Igreja e do mundo, n. 46).

Perguntemo-nos: em algum momento, por um instante que seja, duvidamos ou negamos a redenção que Cristo nos trouxe e que nos é dispensada pelo Espírito Santo? 

Espírito Santo, força renovadora e santificadora, habita o nosso coração e vem em nosso auxílio a fim de que nosso testemunho de Cristo leve as pessoas a amá-lo e a Ele aderir com verdadeira fé. Amém!

 

Comentários

  1. "Espírito Santo, força renovadora e santificadora, habita o nosso coração e vem em nosso auxílio a fim de que nosso testemunho de Cristo leve as pessoas a amá-lo e a Ele aderir com verdadeira fé. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. Obrigado irmão!
    Belas reflexões.
    Tenho acompanhado.

    ResponderExcluir
  3. Espírito santo de Deus, vem morar em mim!🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário