A Palavra se faz vida

Quarta-feira – 21.10.20

Evangelho: Lc 12,39-48

A pergunta de Pedro a Jesus durante o discurso sobre a vigilância – “Senhor, contas esta parábola para nós ou para todos?” (Lc 12,41) – traz-me à memória aquelas pessoas que, ouvindo uma homilia ou um discurso, pensam logo: ‘que palavras bonitas, pena que fulando (meu marido ou minha esposa ou meu filho/a, aquele vizinho) não está aqui para ouvir isso. Esta pregação se encaixa direitinho para ele’. Muitas vezes ouvimos a Palavra e julgamos que ela se aplica aos outros e não a nós. Perdemos a oportunidade da conversão.

Ao responder a Pedro, Jesus não esconde a responsabilidade das lideranças a quem cabe, em primeiro lugar dar testemunho de espera no Senhor. A parábola por ele contada deixa isso claro ao mostrar que somos todos servos do Senhor e que não podemos negligenciar o cumprimento de nossas responsabilidades. O critério para essa responsabilidade é conhecer a vontade do Senhor, mas sua palavra é para todos. Daí a conclusão de Jesus: “A quem muito foi confiado, muito mais será exigido” (Lc 12,48).

Nesse tempo da pandemia em que ficamos sem celebrações com a participação do povo por tanto tempo e, agora, voltamos a ter o povo nas nossas liturgias, mas ainda com restrições, escutamos o lamento de tanta gente dizendo-se com saudade da eucaristia e da igreja. Esse lamento veio de quem tem acesso frequente à eucaristia, o que não ocorre com muitas comunidades. Esse não seria um caso em que se aplicariam as palavras de Jesus no evangelho de hoje: “A quem muito foi dado, muito será pedido” (Lc 12,38)?! Devemos pensar nisso.

Todos precisamos estar preparados para a chegada do Senhor cuja hora ninguém sabe. Quanto mais próximos do Senhor, maior nossa responsabilidade no testemunho da vigilância e da perseverança no cumprimento do serviço que o Senhor nos confia.

Ó Pai, nós te damos graças por tantos benefícios que nos concedes. Ajuda-nos a corresponder aos teus dons por uma vida de vigilância e perseverança no amor serviçal aos nossos irmãos e irmãs. Amém!  

 

Comentários

  1. Deus faça-nos usar nossos talentos de \cordo com a tua vontade especialmente em tua obra. Bjs mano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário