A Palavra se faz vida

Segunda-feira – 27.10.20

Evangelho: Lc 13,18-21

Em sua missão de anunciar o Reino de Deus, Jesus usa de recursos que ajudam o povo a compreender em que consiste esse Reino. No texto proclamado na liturgia de hoje, Ele fala da força e do alcance desse Reino e se serve de duas comparações, uma ligada ao campo e outra ao serviço doméstico, dirigindo-se ao homem e à mulher cujas tarefas eram bem definidas. O desejo de Jesus é que todos entendam sua mensagem e a acolham de coração.

Na pequenez quase insignificante de uma semente de mostarda e na pouca quantia de fermento na massa estão escondidas a grandeza, a força e a universalidade do Reino. Para que ele se manifeste, no entanto, é necessária a ação humana de tão somente lançar a semente na terra e de colocar o fermento na massa. O Reino de Deus, portanto, já está presente entre nós e se revela sempre que agimos em favor da vida, da justiça, da paz, do bem comum, por menor que sejam nossas ações.

O caminho do Reino se mostra, na maioria das vezes, oposto ao da sociedade. Esta aponta para o que é grandioso e espetacular, fechado em si mesmo. Aquele, para o pequeno, o simples e universal. São muitos os que fazem a opção pelo primeiro por entenderem que sua realização está naquilo que “brilha” e se mostra para todos. Assim, querem estar sempre em evidência, diante dos holofotes enganadores que o mundo oferece a quem busca fama e prestígio como se aí encontrassem a felicidade.

Busca e vive o Reino quem trilha a via da simplicidade e da humildade, dedicando-se ao outro por meio de gestos e ações pequenos e simples, mas que transformam e fazem a diferença na vida do outro. Suas ações trazem, ainda, a marca do silêncio e do ocultamento, como o grão de mostarda, quando se torna árvore grande, ou o fermento, quando faz toda a massa crescer. Ambos cumprem sua missão sem aparecer. Isso é o Reino e é assim que devemos nos agir no mundo.

Senhor, dá-nos a graça de compreender e buscar o teu Reino que se mostra no pequeno e no simples. Mostra-nos sua força e ajuda-nos a viver de tal modo que possamos dele participar. Amém!

Comentários

Postar um comentário