A Palavra se faz vida

Sábado – 03.10.20

Evangelho: Lc 10,17-24

Sempre que empreendemos alguma tarefa, a expectativa é por bons resultados e nos alegramos quando assim acontece. Compreende-se, então, a alegria dos discípulos de Jesus que voltam da missão e lhe contam, maravilhados, como foram bem sucedidos – “até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome” (Lc 10,17). Jesus, porém, mostra-lhes que a razão de sua alegria deve estar não no poder de expulsar demônios, mas na sua participação do Reino – “fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos nos céus” (Lc 10,20).

A missão dos discípulos é causa de alegria também para Jesus que “exulta no Espírito” e louva o Pai que esconde os mistérios do Reino aos “sábios e inteligentes” e as revela aos “pequeninos” (Lc 10,21). Esses pequeninos são tanto os discípulos-missionários de Jesus, constituídos por gente simples, do povo, quanto os pobres e marginalizados, doentes e sofredores que acreditaram e acolheram a mensagem libertadora de Jesus.

Nossa missão é fazer o bem, ajudar as pessoas a superarem os males que as afligem, comunicar-lhes a vida como dom e compromisso. E há tantos que necessitam dessa nossa presença solidária e fraterna. Para isso fomos batizados em nome de Cristo que nos confia essa missão e nos capacita para exercê-la em seu nome. Nem todos, porém, a compreendem e assumem. Ainda há muitos “sábios e inteligentes” que desdenham da missão e da libertação trazida por Jesus, preferindo confiar em si mesmos, nos seus próprios conhecimentos, sem nenhuma abertura ao Transcendente.

Senhor, faz-nos fiéis anunciadores de tua Palavra. Dá-nos a tua graça para compreendermos teus mistérios e ajuda-nos a comunicá-los aos nossos irmãos e irmãs, especialmente os pequeninos, a fim de termos nossos nomes inscritos no teu Reino. Amém!

Comentários