A Palavra se faz vida

Deixar-se tocar por Jesus

Mc 7,31-37

Jesus continua em terras pagãs anunciando o Reino. Apresentam-lhe, dessa vez, um homem surdo, que fala com dificuldades. Aqui já aprendemos algo interessante e que a ciência confirma. Nem todo surdo é mudo, por isso, é um erro dizermos surdo-mudo. Não há dúvida de que a fala tem estreita ligação com a audição. Por isso, a cura que Jesus realiza tem um significado simbólico e traz a libertação dos que se encontram impedidos de ouvir a Palavra que nos faz novas criaturas.

Na cura, Jesus usa quatro gestos que nos fazem pensar: afasta-se da multidão, toca os ouvidos e a língua do homem, usando a própria saliva, reza e ordena: Efatá, isto é, abre-te. Esse último gesto nos remete ao batismo cujo rito propõe que o ministro, depois da criança batizada, toque seus ouvidos e lábios e diga: “Abre-te! O Senhor que fez os surdos ouvir e os mudos falar te conceda que possas logo ouvir sua palavra e proclamar a fé para honra e glória de Deus”.

Ao abrir os ouvidos e soltar a língua daquele homem, Jesus lhe devolve, mais do que a capacidade de ouvir e falar, a liberdade que o torna sujeito de sua própria história. Agora, ele volta a fazer parte da comunidade e já não sente mais o preconceito e a exclusão. Está plenamente integrado. É para isso que Jesus veio: para restaurar plenamente as pessoas!. Daí a admiração dos que assistiram ao milagre: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar” (Mc 7,31).

Precisamos nos perguntar, diante deste evangelho, se também nós não temos necessidade de ser tocados por Jesus a fim de nos libertar da surdez que nos impede de ouvir sua palavra, sobretudo, diante de tantas situações de injustiça e miséria que fazem nossos irmãos e irmãs sofrerem. Se não devemos suplicar que Ele toque também nossa língua a fim de que nos disponhamos a proclamar suas maravilhas e a denunciar tudo quando se opõe ao Reino de Deus. Jesus já abriu seus ouvidos e soltou sua língua?

 

 

Comentários

  1. Linda reflexão....
    Parabéns pelo texto, como sempre nos fazendo questionar a nós mesmo...

    ResponderExcluir
  2. É muito bom quando somos provocados a rever nosso comportamento; nossa fé.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este texto faz com que pensemos na angústia da miséria humana, em como seria benéfico nos libertarmos de nosso egoísmo, para assim ,amarmos o próximo como a nós mesmos.

    ResponderExcluir
  5. Que abramos nossos ouvidos e nosso coração para as palavras de Deus

    ResponderExcluir
  6. Senhor, toque meus ouvidos para que eu ouça tua palavra. Que minha língua se solte para anunciá-la.

    ResponderExcluir

Postar um comentário