A Palavra se faz vida

Um só com o Pai

Lc 5,17-30

Por Pe. Geraldo Martins

Ao responder aos judeus que querem matá-lo por curar em dia de sábado e por chamar a Deus de pai, Jesus mostra a unidade que há entre Ele e o Pai. Esta unidade se expressa, por um lado, na dependência de Jesus do Pai – “o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer” (Jo 5,19) -, e, por outro, na sua igualdade com o Pai – “assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer” (Jo 5,21).  

Acolher Jesus como o enviado do Pai e acreditar em sua palavra é condição para se alcançar a vida eterna. A Ele caberá o julgamento justo que expressa a vontade do Pai que o enviou, fazendo ressuscitar para a vida os que fizeram o bem e, para a condenação, os que praticaram o mal (cf Jo 5,29-30). Entendemos, assim, que o poder de ressuscitar os mortos e de julgar todas as pessoas que Jesus se atribui, exclusividade de Deus, mostra que Ele era, de fato, de condição divina.

Esta palavra de Jesus deve nos encorajar e nos levar a uma adesão incondicional à sua pessoa, na confiança de que Ele é nossa salvação. Crer nele é crer em Deus que o enviou como prova da radicalidade de seu amor por nós. Deixemo-nos guiar por sua palavra e experimentaremos a vida que Ele nos trouxe. Quem o ouve jamais se decepciona e tem alimentada sua esperança, sobretudo, quando atravessa a noite escura do sofrimento, da dor, do medo e da insegurança. 

Comentários

  1. Que vivamos intensamente a nossa. fé.Abramos. os nossos ouvidos para a palavra do Pai. Deixemo- nos guiar por suas palavras e assim experimentarmos. a vida que Ele nós trouxe .

    ResponderExcluir
  2. Amém! Senhor, aumentai a nossa Fé e nossa Esperança!

    ResponderExcluir
  3. Minha força e meu canto é o Senhor!!! Salvação ele se fez para mim!!! Este canto dos hebreus após a saída do Egito retrata a nossa confiança em Deus que nos fortalece diante das situações adversas.
    Bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  4. Aquele que é de Jesus pratica o bem, semeia o bem e realiza o bem para o seu próximo

    ResponderExcluir

Postar um comentário