A Palavra se faz vida

A favor ou contra Jesus

Jo 11,45-56

 Por Pe. Geraldo Martins

A morte de Jesus, no plano salvífico, está nos desígnios de Deus, mas é também consequência da maldade humana, resultado de uma trama que mistura interesses políticos e religiosos, como vemos neste texto de São João. Trata-se de uma decisão do Conselho de sumos sacerdotes e fariseus, as autoridades judaicas – “tomaram a decisão de matá-lo” (Jo 11,53). A razão é simples: cresce o número dos que acreditam em Jesus por causa dos sinais que realiza. As autoridades temem que isso provoque rebeliões e complique suas relações com os romanos (Jo 11,48). O movimento de Jesus está se tornando perigoso.

São João ressalta que a morte de Jesus será em favor de todos e não apenas do povo de Israel (Jo 8,52), apontando o caráter universal da salvação que Deus, em seu infinito amor, oferece a toda a humanidade. O evangelista registra, ao mesmo tempo, que muitos procuravam Jesus (Jo 11,56) e o aguardavam para a festa da páscoa que estava próxima (Jo 11,55). Com que interesse o procuravam?

Diante de Jesus, não é possível a neutralidade. É preciso decidir-se a favor ou contra Ele. Esta decisão tem como fundamento a fé. Só aderem a Jesus Cristo os que acreditam nos sinais que realiza e o reconhecem como enviado do Pai. Este é o caminho para alguém se tornar seu discípulo e, assim, experimentar, em toda profundidade, o amor de Deus que Ele revela. Os sumos sacerdotes e fariseus fizeram outra opção, por isso, decidiram eliminar Jesus.

A atitude das autoridades dos judeus nos faz pensar em quantos, no plano político e religioso, também hoje agem mais preocupados em defender os próprios interesses do que os do povo. Usam da astúcia para se livrarem daqueles que os incomodam por denunciarem, com seu testemunho e comprometimento com as causas da justiça, o sistema que produz miséria, sofrimento, desigualdades.

Imploremos ao Senhor a graça de uma fé viva que nos faça aderir, verdadeiramente, a Jesus Cristo, a ponto de assumir as mesmas causas pelas quais Ele deu a vida. Nosso interesse em procurar Jesus seja, unicamente, pelo desejo de segui-lo como autênticos discípulos e discípulas, prontos para servi-Lo nos que mais precisam.

 

 

 

Comentários

  1. Senhor, que tenhamos sempre o cuidado ao fazermos nossas escolhas para não desviarmos do caminho que nos propõe, testemunhando, com nossas atitudes, de que lado estamos. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Abençoado dia irmãos em Cristo 🙏🏼

    ResponderExcluir
  3. Roguemos a graça de Deus,de uma fé viva que nos façam aderir de verdade a Jesus Cristo.Que o nosso interesse seja de procurar Jesus, sendo verdadeiros discípulos e discípulas , disposto a a segui - Lo nos mais nescessitados .

    ResponderExcluir
  4. Estive com fome, e me deste de comer.

    ResponderExcluir
  5. Amém!!! Q o sentido da nsa vida seja sempre o de equiparar nsas práticas e ação, em favor do outro, à semelhança do Cristo, caminho, verdade e vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário